Aula 2

OS DIFERENTES TEXTOS E SUAS RELAÇÕES COM AS ÁREAS DE CONHECIMENTO




Como livros, bulas, cartas, jornais, panfletos, manuais de instrução e tantos outros textos podem contribuir para o processo de alfabetização? Você, certamente, já utilizou uma variedade de textos para alfabetizar. E você, por acaso, já alfabetizou e trabalhou conteúdos de ciências naturais utilizando uma bula de remédio? Ou já fez alguma atividade que relacionasse alfabetização e geografia a partir de um texto de jornal? Acreditamos que sim.

Nessa aula, refletiremos um pouco mais sobre essas questões. E você depois terá uma tarefa!

Antes, assista ao vídeo que trata do uso de cantigas nas atividades de alfabetização.


Agora que você assistiu ao vídeo, leia o texto "Ampliando um pouco mais o trabalho: os diversos textos e suas relações com as áreas de conhecimento" (páginas 30-34 do caderno 5 do primeiro ano do Pacto, que você encontra na aba "Cadernos do Pacto").






Após assistir ao vídeo e ler o texto, e se inspirar nas palavras de Paulo Freire, responda a seguinte questão:


Como você relacionaria  as atividades com cantigas apresentadas no vídeo, com algum conteúdo de História ? 




384 comentários:

1 – 200 de 384   Recentes›   Mais recentes»
Anônimo disse...

ACREDITO QUE PODEMOS DAR UMA AULA DE HISTÓRIA , CONSIDERANDO O COTIDIANO DOS ALUNOS , FAZENDO CONEXÕES COM O DIA DO MESMO.

NOME DO PROFESSOR-CURSISTA : WAGNER SOUZA DA SILVA
ORIENTADOR DE ESTUDO : CAMILA RODRIGUES-CÓDIGO-02

Anônimo disse...

Quando trabalhamos uma cantiga de roda , além de estarmos utilizando o lúdico , o concreto , envolvemos os alunos em brincadeiras que fazem muitas vezes parte de sua cultura , do seu cotidiano , de sua história , da história de seus pais e etc. também podemos observar que várias cantigas de roda faziam parte das gerações anteriores, brincadeiras de muitos anos atras, brincadeiras estas que desenvolvem várias dimensões do aluno( cognitiva , afetiva e psicomotora). Nessas brincadeiras podemos observar os alunos trocando seus conhecimentos, percebendo suas limitações, cooperando uns com outros. Podemos através de uma brincadeira conhecer a história de um aluno . Eu sou oriunda da rede pública de educação e quando criança essas brincadeiras não eram utilizadas dentro das escolas , hoje a escola precisa resgatar , porque atualmente a tecnologia tem deixado o aluno um pouco longe dessas brincadeiras .

Anônimo disse...

Quando trabalhamos uma cantiga de roda, além de estarmos utilizando o lúdico, o concreto, envolvendo os alunos em brincadeiras que fazem muitas vezes parte da sua cultura, do seu cotidiano, de sua história, da história de seus pais, avós ,etc. Também podemos observar que várias cantigas de roda faziam parte das brincadeiras das gerações anteriores, brincadeiras de muitos anos atrás , brincadeiras estas que desenvolvem várias dimensões ou habilldades do aluno ( cognitiva, afetiva e psicomotora ) , nessas brincadeiras podemos observar os alunos trocando conhecimentos, habilidades, percebendo suas limitações. cooperando um com outro. Podemos através de uma brincadeira conhecer a história de um aluno. Eu sou oriunda da rede pública de educação e quando criança essas brincadeiras não ultrapassavam os muros da escola, hoje a escola precisa resgatá-las , pois atualmente a tecnologia tem deixado o aluno um pouco longe dessas brincadeiras, não somente a tecnologia, mas a sociedade de hoje devido a vários acontecimentos . Reescrevi porque não consegui me identificar no comentário acima.professora Maria das graças de Sant'Anna - Orientadora- Úrsula - código 17

Anônimo disse...

As cantigas são uma ferramenta que enriquecem o trabalho em sala de aula, uma vez que esse gênero textual oferece um amplo leque de conteúdos interdisciplinares. Relacionando-as aos conteúdos de História, elas podem ser exploradas como herança cultural popular, tendo com principal objetivo a valorização das pessoas e dos animais, proporcionando o conhecimento do mundo e a valorização dos seres vivos através da música.
Diante disto, elas podem ser trabalhadas com pesquisas sobre as mesmas, pesquisas com relatos de experiências pessoais familiares (pais e avós), confecção de livros para exposição na escola com cantigas de autoria dos próprios alunos... Visto que possuem uma natureza lúdica unindo musicalidade, dança e poesia (com letras de fácil compreensão e temas inerentes à realidade da criança), as cantigas de roda favorecem o trabalho de construção da coletividade e interação social, pois as cirandas são um excelente mecanismo para o desenvolvimento da expressão, do equilíbrio, e do autoconhecimento e conhecimento do outro. Em suma, por meio das cantigas de roda podemos transmitir valores, conhecer os costumes de um povo, as festas típicas, as brincadeiras, a flora, a fauna, as crenças, etc. Desse modo, o trabalho com as cantigas de rodas vai ao encontro com diversos conteúdos referentes a disciplina de História, tendo ainda um grande proveito no processo de alfabetização. JAQUELINE DE SOUZA ANDRADE - ORIENTADORA SHEILA CAMILO 14

Anônimo disse...

As cantigas de roda são de extrema importância para a cultura. Através dela dá-se a conhecer costumes, cotidiano das pessoas, festas típicas do local, comidas, brincadeiras, paisagem, flora, fauna, crenças, dentre muitas outras coisas. O folclore de determinado local vai sendo construído aos poucos através não só de cantigas de roda, mas também de histórias populares contadas oralmente, cantigas de ninar, lendas, etc.
Com isso, podemos trabalhar não só o folclore, mas histórias que eles trazem das memorias de suas familias e / ou conecimento de mundo. Quando trabalhamos em história o Bairro, podemos entrar com essas memórias dos mais velhos. Valorizando suas vivências. Trabalhando o ontem e o hoje a partir das histórias dos alunos suas familias e amigos, ou seja, o contexto em que ele vive.

Amanda Castro dos Santos Lima - 13

Unknown disse...

Yara da Conceição Sardinha Vitor – Ana Paula 01
As cantigas de roda são de suma importância para uma aprendizagem de uma criança, pois essas cantigas de roda são canções popularese faz parte do nosso folclore brasileiro. Onde diversas crianças se juntão em uma roda e uma dão as mãos para a outra, onde as músicas tem sua própria melodia e ritmo onde cada música tem uma história onde pode levar as crianças a imaginação, onde pode ser criar cantigas onde trabalhe com a história de cada aluno e sua família.

Unknown disse...

Desde os primórdios da colonização, a criança Brasileira vem sendo ninada com cantigas de origem Portuguesa. A brincadeira de bater palmas, colhida nas regiões do Amapá, Pernambuco e Rio de Janeiro, em 1985, vem acompanhada com os versos:
´´... Fiorito que bate, bate;
Fiorito que já bateu;
Quem gosta de mim é ela,
Quem gosta dela.
Além de ser uma importante manifestação cultural, brincar de roda é um exercício que estimula os movimentos, trabalha o equilíbrio, desenvolve a linguagem oral e contribui para a iniciação musical das crianças na pré-escola.
Prisciliana E. de Almeida - Orientadora: Deçulina - 05

Anônimo disse...

Jamile Santos de souza Orientador : Ubirajara nº16

O uso de Cantigas de Roda nas séries iniciais são de grande importância, pois através delas as crianças desenvolvem a imaginação , realizam reflexões , se tornam sujeitos pensantes.Podemos trabalhar valores, cultura, leitura e escrita. Apartir das cantigas existentes , podemos trabalhar em conjuntos todas as disciplinas do currículo , desenvolvendo atividades de produção textual com algumas datas comemorativas, criando cantigas para fixar conteúdos de Matemática ou até mesmo introduzir conteúdos de Ciências através de cantigas que falem de algum animal ou qualquer ser vivo. As possibilidades são inúmeras, basta criar .

Anônimo disse...

As cantigas de roda são importantes transferir a nossa cultura, onde resgatamos velhas brincadeiras de infância cujas vantagens são imensas. Não podemos deixar que estas brincadeiras restrinjam-se ao pré-escolar. Devemos perpetuar pelo ensino fundamental.
Podemos trabalhar vários conceitos tantos folclóricos e do dia a dia dos alunos.
BEATRIZ DOS SANTOS NOGUEIRA / ORIENTADORA VERA LIMA Nº 20

Unknown disse...

Eu relacionaria ao conteúdo: " O lugar em que vivemos, dentro das brincadeiras ao longo do tempo". Nos ultimos 2 anos tenho percebido que ao trabalhar cantigas de roda, muitas crianças não conhecen ou nunca brincaram de roda. a entrada da tecnologia na vida das crianças, mesmo as de menor recursos, transformou o modo de brincar.
Mostrar fotos, gravuras e pinturas de crianças brincando em diferentes épocas é um bom começo para fazer uma linha do tempo das brincadeiras. As crianças entrevistam seus pais, avós e visinhos sobre quais as brincadeiras de seu tempo e solicitam que lhes ensinem uma cantiga de roda. Montamos a linha do tempo e a partir das cantigas levadas por cada aluno trabalhamos as palavras, seus significados ampliando em diversas atividades que permitem alfabetizar letrando. Como, por exemplo, foi mostrado no vídeo fazer cruzadas, caça-palavras entre outras.
Damares - 05

Unknown disse...

Apropriar-se de uma cantiga apenas para aproveitar o tempo de uma recreação por exemplo, é desperdício. Temos cantigas maravilhosas de repertórios conhecidos ou não e oferecê-las às crianças de maneira bastante lúdica e prazerosa em sala de aula é um ponto a favor do professor. Dá pra explorar um bom projeto e contar com a interdisciplinaridade. A cantiga, quando bem trabalhada dá ao nosso aluno uma gama de possibilidades. É um grande e positivo gênero textual, quando bem aplicado. Bom material que dá pra trabalhar o ano todo. Dá pra relacionar com atividades que envolvam varias linguagens. Márcia Mendes 05

Anônimo disse...

As atividades com cantigas tem grande aceitação entre os alunos da alfabetização, porém algumas não são conhecidas por eles.
Relacionaria com fatos históricos da vida do aluno, como:
Pesquisa com os familiares sobre cantigas antigas, mudanças que algumas sofreram ao longo do tempo,quais as que seus pais conhecem e gostam mais.
Os projetos com cantigas contribuem para garantir a preservação da cultura popular.e a desenvolver atitude e valores. Marta Cristina _ 01

Anônimo disse...

As cantigas de roda ultrapassam o funcionamento racional, compreendendo muito
mais uma afirmação ou ampliação do emocional, esquecidas ou desprezadas, os
povos acabam perdendo a consciência do seu próprio destino. Assim, ocorre que,
cantando e dançando no grupo de brincadeiras, a criança traz elementos do
passado da humanidade para o seu presente.
A partir da vivência desse passado relacionado aos conteúdos do seu presente, a
criança encontra-se em condições de projetar o seu futuro, pois já neste processo, a criança tem a possibilidade de transformar o desconhecido em conhecido e reforçar ou alterar o mundo, levantar questões, discutir,
inventar, criar e transformar.
Patricia Paula de Souza - Orientadora Vilma Amaral - 21

Unknown disse...

Esta atividade vai criar na memória da criança âncoras que sempre remeterão significado ao que ele esta aprendendo de uma maneira que o aprender será sabendo :o quê?
por quê?
Para que eu aprendo, não é mais sem saber e questionar . Sendo sujeito desta aprendizagem.

Unknown disse...

Entendo que seria muito gostoso para o educando, trabalhar com fotos dele da sua família e partindo das fotos, criar livros com os alunos colocando a história de cada um . Em que ano ele nasceu, o nome dos avós e dos pais. Desde quando sua família mora naquele bairro, de qual estado a sua família veio,etc . A partir das perguntas criadas em sala de aula com os alunos, o professor mandaria como atividade de casa para o aluno e sua família responder juntos, trazendo a família para a exposição dos livros da turma.

Domingos disse...

Podemos associar as cantigas de roda ao conteúdo Folclore, as Regiões,conhecendo a Cultura brasileira(Literatura), e para explorar e incentivar o hábito da pesquisa quando associamos ao tema família, bairro que moramos dentre outros.
Marcia Cristina - 12

Unknown disse...

A cantiga de roda e uma das melhores atividades para crianças das series iniciais pode ser trabalhados temas diversificados, alem de ser prazeroso para o educando trás para eles cantigas que não são conhecidas para os mesmos mais que resistem ao longo do tempo envolve a família com pesquisas sobre musicas que passam de geração a geração.

Van Lima disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Van Lima disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Van Lima disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Van Lima disse...

Trabalhar as cantigas valoriza o resgate da cultura e também aproxima as gerações, onde a criança pode trocar com sua avó, bisavó e aprender cantigas de outras épocas. Nós tempos atuais considero que todos os ritmos devem ser trabalhados na escola. Aprender a ouvir e também cantar, manusear instrumentos construídos com sucatas e quem sabe apaixonar-se por algum instrumento musical. Além de ampliar seu repertório musical vai respeitar o gosto musical de seu próximo... seja no batuque de um tambor, no clássico de um piano, ou no frenético ritmo do funk! A História é acompanhar as mudanças retrocedendo e revigorando as letras das cantigas de roda e também inserir novos estilos musicais. Afinal, a música é harmonia e melodia! Vanusia Lima Orientadora 8 Joelma Marinho

Anônimo disse...

O aluno,pode fazer sua própria história através de desenhos e escrita e assim expor o conhecimento que já possui sobre o tema abordado .Brincadeiras e cantigas de rodas.Ha ,também a oportunidades para o professor despertar o interesse e a curiosidade do aluno para novos assuntos.
Cleusa de Oliveira Gitahy/ Cirleia -03

Anônimo disse...

A partir do Vídeo assistido e da leitura do livro 5 (Páginas 30-34) referente ao primeiro ano do PNAIC , entendemos que a música é considerada de suma importância na formação de nossos alunos, pois além de distrair e proporcionar sensações prazerosas pode ser utilizada para transmitir conhecimentos de natureza diversas. Na educação, a música pode ser utilizada com ferramenta de ensino/ aprendizagem, uma vez que além de equilibrar as emoções, ativa a memória.
No trabalho com os educandos, o professor pode de forma lúdica, utilizar-se das CANTIGAS POPULARES, uma vez que estas se constituem em expressões lingüísticas culturais. Para os alunos que estão em processo de alfabetização, as CANTIGAS POPULARES, auxiliam na aquisição da linguagem oral do povo a qual pertencem, ao mesmo tempo em que estas abrem diversas possibilidades de expressão oral, contribuindo para a intercomunicação.
As canções de ninar tradicionais, os brinquedos cantados e rítmicos, as rodas e cirandas, os jogos com movimentos, as brincadeiras com palmas e gestos sonoros corporais, assim como outras produções do acervo cultural infantil, podem estar presentes e devem se constituir em conteúdos de trabalho”. Atividades como estas desenvolvem a musicalidade e possibilita a livre expressão de nossos alunos, além de ampliar o vocabulário e estimular a criatividade. Vale ressaltar que atualmente, algumas instituições escolares utilizam técnicas de incentivo ao resgate das cantigas de roda, atividade esta tão esquecida nos dias de hoje. Um dos motivos para o distanciamento entre essas atividades antigas e a realidade do alunado atual é a ausência constante de espaços seguros e adequados para o lazer dos mesmos. Contudo, com a finalidade de contribuir para o desenvolvimento social, emocional e cultural, professores passam a fazer uso de encenações dos temas de uma canção, ou da representação por meio de coreografias em espaços como escolas e creches, oferecendo projetos que tornam possível a interação do aprendente com esse elemento tão construtivo do folclore brasileiro.
As cirandas permitem que os alunos prestem atenção e fiquem concentrada na história contada pela música, além de ser uma excelente ferramenta para a expressão da comunicação entre alunos de variadas idades. Há também a consolidação de vínculos afetivos entre as gerações, como o neto que aprende as canções com os avôs e vice-versa. Apesar de não ter uma presença unânime nas instituições, alguns educadores inserem as cantigas de roda como exercícios de classe, ou como um segmento da musicoterapia, auxiliando desta forma, nas habilidades cognitivas como o aprendizado da leitura de versos, desenvoltura dos movimentos do próprio corpo e a musicalidade da voz.
Concluímos, desta forma, que a prática das cantigas em brincadeiras de roda ultrapassa o conceito de entretenimento, pois o contato do aluno com esta atividade é extremamente importante, pois além de propagar o folclore e a cultura de uma determinada região, ela está relacionada ao estímulo da imaginação, criatividade, concentração e memória. Sendo assim, a cantiga de roda no processo de ensino aprendizagem é uma importante manifestação cultural; o brincar de roda é um exercício que trabalha os movimentos, o equilíbrio e desenvolve a oralidade da criança, bem como a aproximação dos alunos, a expansão da criatividade, o despertar da atenção e, especialmente, o conhecimento e a valorização da própria cultura.
No que tange ao letramento as cantigas de roda irão privilegiar a prática de leitura, para aprender, para descobrir, comparar semelhanças e diferenças e questionar ampliando o conhecimento dos educandos, como também a prática, onde os mesmos farão uso das estratégias de leitura para adquirir habilidades de leitores e escritores competentes.

Michele Soares Rodrigues Paiva. Orientadora : Sheila Camilo 14

Unknown disse...

Poderia se relacionar as cantigas com as memórias e cultura dos mais variados povos. Se apresentaria as mais diversas cantigas e depois haveria uma investigação de onde e como essas cantigas surgiram. Assim como as lendas e mitos, as cantigas fazem parte do folclore e podem sim ser relacionadas ao ensino de história.
Layanni Stefany - 16

Anônimo disse...

As cantigas de rodas ,são brincadeiras que contribuem para o desenvolvimento e aprendizagem dos alunos. Desenvolve sua inteligência, expressão oral/corporal, coordenação motora, percepção sonora, etc.
Através das cantigas de rodas pode-se trabalhar conteúdos interdisciplinares como por exemplo a disciplina de História, explorar a cultura de um local, suas crenças, costumes, brincadeiras,dentre muitas coisas, contribuindo para formar o folclore de um determinado local.
As cantigas de rodas possibilitam momentos de prazer. São fontes ricas de regionalismo, história,lúdico, resgatam o contexto em que a criança vive e destaca o valor social e sua função dentro dela, além de favorecer a linguagem oral e a escrita no processo de alfabetizar letrando.
Selma Maria Sampaio Pinto/Orientadora: Mônica Almeida

Anônimo disse...

JAQUELINE CORDEIRO- ORIENTADORA: MONICA- 11
As cantigas de roda fazem parte do nosso folclore e com elas trazem as mais diferentes formas de manifestação cultural de um povo. Trabalhar com as cantigas é trazer para dentro da escola as histórias que povoam o imaginário infantil. Podemos relacionar as cantigas a diversas áreas de conhecimento, e em História, especificamente, podemos resgatar a cultura através de entrevistas e pesquisas com os pais, avos, vizinhos mais velhos e fazer com que nossos alunos entendam a sua importância na cultura brasileira. Além disso, esse resgate histórico das cantigas de roda irá trazer a sensação de pertencimento cultural de maneira lúdica e divertida.

ALLINI DE AVELAR SCALISE disse...

As cantigas de roda são canções populares que carregam uma grande importância social dentro da cultura brasileira. A pratica das cantigas é comum em todo o Brasil e passou por várias gerações até os dias de hoje.
As suas letras são simples de gravar e de fácil acesso em todas as camadas sociais, podem ser utilizadas em sala de aula para serem lembradas como parte do folclore e até mesmo reformuladas de acordo com a linguagem atual, sendo comparada com uma época passada e seus costumes. Sendo assim, as cantigas de roda podem facilmente serem introduzidas em sala de aula como conteúdo em uma aula de História.
PROFESSOR ORIENTADOR(a): VANILDA 19

Unknown disse...

Acredito que no dia a dia em sala de aula, a música vem atendendo a propósitos diversos, segundo as concepções pedagógicas que vigoram em nosso país no decorrer do tempo. Assim, a canção, surge como suporte para aquisição de conhecimentos gerais, para a formação de hábitos e atitudes, disciplina, condicionamento da rotina e comemorações de datas diversas. Através das cantigas de roda podemos conhecer os costumes, o cotidiano das pessoas, as festas típicas do local, as comidas, as brincadeiras, a paisagem, a flora, a fauna, as crenças, dentre outros. O folclore de um determinado local vai sendo construído aos poucos através não só de cantigas de roda, mas também de histórias populares contadas oralmente, de cantigas de ninar e de lendas. Pode parecer curioso para alguns falar em cantigas de roda nos dias de hoje, em que tudo é voltado para o mundo virtual, em tempos, em que estas manifestações da cultura popular espontânea estão com o seu espaço tão diminuído. Nas ruas, nas praças e nos quintais está mais raro de se ver ou ouvir das bocas infantis aquelas canções que, na simplicidade das suas melodias rítmos e palavras, guardam anos e mais anos de sabedoria. Dessa forma, podemos destacar que as cantigas de roda são basicamente imagens do folclore das regiões brasileiras ou estrangeiras, e que possuem expressões de grande valor e significado para as crianças, para as experiências de interação social, para o desenvolvimento cognitivo e para a transmissão de valores que podem ser vivenciadas através destas cantigas. Seria uma rica aula de História partindo do pressuposto de Paulo Freire, a leitura de mundo. ADRIANA LIMA MONTE - ORIENTADORA DE ESTUDOS: DEÇULINA - CÓDIGO 5

Anônimo disse...

SIMONE BARBOSA MENDES - ORIENTADORA MONICA ALMEIDA 11

Nas séries inicias, as cantigas de rodas viabilizam os diversos aspectos a serem avaliados no desenvolvimento da criança, envolvendo a criança como um todo. Sendo uma atividade interdisciplinar, deve estar incorporada ao ensino objetivando a formação integral do aluno, a sensibilidade, atenção, motivação e respeito pelas diferentes culturas.

Anônimo disse...

Devemos utilizar diversos tipos de textos para alfabetizar e letrar nossos alunos , de acordo , com a área de conhecimento ( ciências- história/geografia ) e com o cotidianos que estes ( alunos ) vivenciam no dia a dia. Glauce Fernandes Corrêa ORIENTADORA : Michele CÓDIGO : 10

Anônimo disse...

De acordo com a região onde a criança reside podemos trabalhar com atividades lúdicas que estejam relacionadas a sua cultura e história de vida e desenvolvendo o seu cognitivo , afetivo e o psicomotor , através das cantigas de roda e brincadeiras que estejam de acordo com a sua história e seus descendentes .
ELOISA DOS SANTOS PEREIRA - Orientadora : Cirléa de souza - CÓDIGO : 03

Anônimo disse...

As cantigas de roda podem ser utilizadas para abordar diversos temas relacionados a nossa cultura. Como por exemplo: brincadeiras, folclore, tempo e costumes. Podemos aproveitar o trabalho com as mesmas para fazer relação entre as cantigas que as crianças cantam hoje com as que os pais cantavam na infância. Quais as semelhanças e diferenças, qual o nosso conceito de folclore entre outras coisas. As mesmas trazem muito de nossa cultura.

Priscila Mendes ,19

Anônimo disse...

As cantigas representam parte importante de nossa cultura,e podemos articular por exemplo,como eram as brincadeiras no passado,e apresentar o que mudou,e, porque mudou,fazendo com que as crianças percebam quais as semelhanças e diferenças na infância de hoje e a do passado,como a criança era vista na sociedade,e que direitos ela adquiriu ao longo do tempo.Orientadora: Norma Sueli Praxedes,12.

Anônimo disse...

Fazendo com que o aluno prenda a sua atenção na história que está sendo contada, estimulando a imaginação, a memorização e comparando com a realidade vivida por ela. Para que de maneira lúdica, possa trabalhar as habilidades desse aluno através de adivinhações, rimas, poemas, além das cantigas e dessa maneira ir desenvolvendo de forma autônoma a leitura e a escrita.

ROZILANE LOUZA, 19

Anônimo disse...

Relacionando o vídeo ao texto solicitado. Podemos concluir que a musicalidade e um dos itens principais para a aprendizagem. Pois, através da músicalização o aluno perpassa os conhecimentos oriundos da sua vivência, das tradições culturais do seu povo. Para a vivência escolar. E justamente neste momento devemos orienta los a perceber que através dessa cantiga. Há um universo de possibilidades a serem descobertos. Desde a história que deu origem a esta cantiga. Até o como codificar e descodificar as letras que utilizo para escreve-la. Para assim posteriormente fazer referências e inferências a todos estes conhecimentos que se abrem por tras de pesquisas e descobertas que se originaram através das cantigas. Logo todo e qualquer elemento que seja relacionado a vivência do aluno. Desde de um encarte a uma receita debolo. SaSão ferramentas fundamentais durante o processo dr construção da cultura escrita do educando. Pois, desta forma ele passa a ver utilidade prática no processo de alfabetização. Amanda Cristina de Freitas Souza orientadora: Monica 11

Anônimo disse...

A utilização destes recursos traz o resgate dos costumes passados de geração à geração. Retrata e revitaliza a história cultural 3 aocial da criança. Valoriza a história pessoal e aocial dos pequenos, perpetua as raízes culturais.

Unknown disse...

Biancha Oliveira, orientadora Camila Rodrigues (02).

Unknown disse...

Quando os alunos conhecem um pouco mais da história do seu país por meio do cantigas têm a oportunidade de compreender o povo e, assim, fazer parte de sua história.

Unknown disse...

As cantigas resgatam velhas e prazerosas brincadeiras , hoje esquecidas na maioria das memórias.
Cantando,dançando e antes de tudo brincando, resgatamos um pouco do nosso passado, trazendo para os dias de hoje e podendo assim formar grandes conceitos para o futuro.
Anã Paula - 4

Anônimo disse...

Andréa de Oliveira Santos Pessoa -11

Cantar é maravilhoso! Todos gostam de brincadeiras. Essas cantigas são importantes, pois pertencem à tradição oral e são transmitidas de geração em geração, como podemos ver no vídeo os pais auxiliando na escolha das cantigas. Estas vivencias que os ajudam a construir a própria identidade e também a trabalhar história e culturas de um determinado país ou região.

Jefferson Leandro disse...

As cantigas de roda torna a aula mais divertida e interativa, além da musicalidade envolvida, relacionaria com os conteúdos de história, a família e o tempo, onde os alunos pesquisariam com seus pais e avós quais cantigas eram usadas em seus tempos de criança, e fariam o registro dessas cantigas (trabalhando a escrita) e quantos anos eles já conhecem as mesmas (trabalhando passagem do tempo, calendário, e numerais) , além de trabalhar a oralidade, onde os mesmos teriam que cantar essas cantigas em aula.
JEFFERSON LEANDRO SILVA DOS SANTOS- NORMA SUELI-12

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

As cantigas de rodas são importantes, pois refletem a nossa cultura. As musicas, brincadeiras de rodas antigas trazem alegria e as crianças aprendem brincando (lúdico e concreto). Através delas podemos trabalhar os conceitos: história-folclore, a cultura do lugar e do povo, valores, expressão oral-corporal, coordenação motora, observação, alem da leitura e da escrita. e que tenha sentido para o aluno, pois só assim poderá no futuro reutiliza-las.
Evanilda Cardoso Feliciano Araujo-Vanilda dos Santos 19

Unknown disse...

As cantigas de roda são bastante proveitosas quando usadas como recurso didático. Em história, podemos utilizar as cantigas de roda para trabalhar identidade, família, socialização e hábitos de nosso povo. Trabalhar cantigas de roda é um meio de resgatar nossa cultura que a cada dia vem se tornando mais esquecida por nossos alunos devido a era digital.

LILIANE - 04

Unknown disse...

Por favor, identifique seu/sua orientador/a de estudos.
Atenciosamente,
Equipe Conecta Bel

Unknown disse...

Por favor, identifique o/a orientador/a de estudos.
Atenciosamente,
Equipe Conecta Bel

Unknown disse...

eu sou cleonice21

Unknown disse...

Podemos trabalhar as cantigas de roda na disciplina de história como exemplificação do tema folclore e que pode nos ajudar a conscientizar os nossos alunos sobre a importância da nossa cultura.. Podemos também trabalhar realizando uma pesquisa,das cantigas de roda que os alunos já conhecem e a partir dessa pesquisa realizar uma linha do tempo no qual podemos fazer um levantamento de mais ou menos a época em que foram criadas. Também podemos aproveitar para investigarmos de que região brasileira a canção retrata ou surgiu e dentro desse tema trabalhar os aspectos regionais, inclusive trabalhar os dialetos dessas regiões, o que será bem curioso para os alunos. Ampliando o leque de atividades, ainda nessa temática, podemos aproveitar o momento e trabalhar o respeito a diversidade linguística presentes nessas cantigas.
Débora Priscila - 11

Michel disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Michel disse...

Quando o professor usa a cantiga de roda , alem de deixar sua aula alegre, pode desafiar o aluno á descobrir o mundo da leitura e da escrita. E poderá integrar saberes relacionados as demais disciplinas. Ao trazer essa "brincadeira" para a sala de aula o professor terá a possibilidade de resgatar valores esquecidos e unir as famílias. Kelly costa , código 03

Anônimo disse...

O uso de cantigas em sala de aula ajuda a enriquecer o trabalho do professor, pois torna a aula diferenciada, mais atrativa. Falando em conteúdo de história especificamente, o professor pode apresentar para os alunos, como exemplo, a cantiga "Samba Lelê". Com esta cantiga, ele pode trabalhar a história dos negros, seus costumes, crenças, vestimentas, alimentação, etc. O que muda com o uso da cantiga é a forma como o professor vai abordar o conteúdo. O professor sai do modelo tradicional do uso do quadro negro, livro, caderno, etc. Assim, a criança participa mais ativamente da aula, facilitando sua compreensão e assimilação do conteúdo.
Cristiane Miranda da Silva - 17

Unknown disse...

O uso de cantigas em sala de aula ajuda a enriquecer o trabalho do professor, pois torna a aula diferenciada, mais atrativa. Falando em conteúdo de história especificamente, o professor pode apresentar para os alunos, como exemplo, a cantiga "Samba Lelê". Com esta cantiga, ele pode trabalhar a história dos negros, seus costumes, crenças, vestimentas, alimentação, etc. O que muda com o uso da cantiga é a forma como o professor vai abordar o conteúdo. O professor sai do modelo tradicional do uso do quadro negro, livro, caderno, etc. Assim, a criança participa mais ativamente da aula, facilitando sua compreensão e assimilação do conteúdo.
Cristiane Miranda da Silva - 17

Anônimo disse...

As cantigas de roda são de extrema importância para a cultura de um local. Através dela dá-se a conhecer costumes, cotidiano das pessoas, festas típicas do local, comidas, brincadeiras, paisagem, flora, fauna, crenças, dentre muitas outras coisas. O folclore de determinado local vai sendo construído aos poucos através não só de cantigas de roda, mas também de histórias populares contadas oralmente, cantigas de ninar, lendas, etc.
Sheila Peixoto Alves da Silveira
Orientadora Vilma Amaral cód - 21

Anônimo disse...

O relato da prof° do vídeo evidencia o uso, certamente prazeroso para os alunos da linguagem em função lúdica e sonora, dando continuidade ao trabalho, onde a prof° pergunta aos alunos quais cantigas lembradas e foram citadas "Atirei pau no gato" , "O cravo brigou com a rosa que eram entoadas na hora da brincadeira e depois foi escrita no papel, onde permite à criança tanto a descoberta das relações sonoro-gráficas como as possibilidades combinatórias das unidades linguísticas, de um modo especial, que representam um grande estímulo a expressão verbal oral e escrita.

Ao conhecer as histórias e experiências de vida do aluno, o prof° pode não só entender o comportamentos e atitudes que eles por vezes apresentam em sala de aula e ajudá-lo a superar sentimentos adversos ( mágoas, tristezas, ressentimentos, por ex. ) fazendo com que eles aprendam a ler , a escrever e a acreditar em si mesmos , condição para qualquer tipo de aprendizagem.

Cláudia Valéria Sant"Ana de Nigre - 21

Anônimo disse...

Quando trabalhamos cantigas estamos utilizando o concreto com o lúdico. Elas são ferramentas que fazem nosso trabalho mais enriquecedores. Através delas levamos a criança a conhecer costumes, brincadeiras , festas típicas entre outras.Ana Paula Lira de Souza. 15

Unknown disse...

MARISTELA NOVAES 18
Eu relacionaria a cantiga da dona baratinha para lançar em historia os conceitos de ética , valores e cidadania .
Como cantaríamos a cantiga e já a teria escrito em um papel para ajudar na memorização da letra e a comentaríamos parte por parte .Valores não se precisa ter muitas coisas para sermos e termos amigos ,falar mentira para conseguir ter posição social e amigos , a Cidadania eu conversaria falando que nós devemos saber os nossos direitos e os nossos deveres eque devemos nos preocupar com a nossa conduta e deixar de se preocupar com a vida dos outros.

Anônimo disse...

Ana Paula
As cantigas de roda podem proporcionar aos alunos aulas lúdicas e prazerosas. Em relação aos conteúdos de história,podemos através da cantiga "Nesta rua " por exemplo,levar o aluno a identificar características da rua e do bairro onde




vive,buscar com familiares e vizinhos ou através de fotos antigas informações de como foi o bairro no passado comparando com como está no presente ,fazendo o registro dessas informações através de desenhos ou escrita dependendo do nível de alfabetização do aluno . Camila Rodrigues 2

Márcia Brandão disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

As cantigas de roda são ricas, devem ser abordadas em nossas series iniciais ,pois nelas o aluno pode conhecer sua cultura, construir noção de coletividade e comunidade.
Estabelecer uma ponte entre o passado e o presente, conhecendo as brincadeiras de seus avos e as de hoje em dia , brincadeiras que utilizavam as cantigas. Projetos com cantigas de roda enriquece nossas aulas com interdisciplinalidade e são prazeirosas.
Elisa Costa. 20

Anônimo disse...

Os conteúdos de História, a pesar de possuirem temas interessantes, costumam ser vistos como complicados e tédiosos, por alguns alunos e o uso das cantigas em sala de aula, enriquece em muito o trabalho de ensino aprendizagem, traz alegria, leveza, fortalece laços de amizade e companheirismos entre todos os participantes, inclusive o professor, que em meio ao seu trabalhar, resgata o seu lado criança, sonhador. Os alunos, que acabam fascinados pelas letras, histórias, personagens aceitam com uma maior facilidade tudo o que for proposto em aula, desde que estejam fazendo parte daquele momento de aventura. Ficam mais abertos a responder perguntas, a criar finais diferente, a produzir, ou ao menos tentar, novos finais ou começos para as cantigas...Quando não incorporam os persongens, decorando partes do texto, encenando parte da história e até mesmo contam outras histórias ou cantam outras musicas fazendo conexões com a que se esta trabalhando em aula.
E tudo isso contribui em muito para que prestem mais atenção, ou percebam as letras, silabas, ou sons que formam palavras e frases que envolvem a cantiga.
Diversos conceitos podem ser trabalhados a partir de uma cantiga, abrindo assim um "leque" muito grande de subsidios para se trabalhar os conteúdos de História, o que além de torna-lo divertido, e de fácil entendimento, ajudará facilitando a aquisição da escrita e leitura. A criança aprenderá quaisquer conteúdo com um maior prazer. Além de estarem aprendendo História, estarão escrevendo em suas experiências, juntos momentos que serão marcantes em suas próprias histórias...vidas!

Michel disse...

Através da cantiga de roda,o aprendente avança-se no letramento e na alfabetização com o objetivo de levar-lo a conhecer um novo mundo, já que a cantiga de roda é regional, assim o aprendente tem a oportunidade de viajar pelo mundo através da cantiga de roda. Eliana Rodrigues 03

Márcia Brandão disse...

Sou Cód.14...tinha esquecido de postar.

Anônimo disse...

A criança quando chega à escola já possui saberes relacionados a oralidade que vai facilitar a sua interação social.Trabalhar com músicas,com cantigas de roda é uma das melhores maneira de socialização com o grupo,através da fala,dos gestos,coordenação...Aposto em conteúdos como:Quem eu sou?Minha família.O bairro.Vá ao pátio com os colegas e forme um círculo.O professor vai entrar na roda e começar a brincadeira.Preste atenção:Ele vai dizer o nome dele e fazer um gesto ou um movimento.Quem estiver à direita dele deve dizer o nome do professor, e a seguir,o próprio nome,repetindo o mesmo gesto.Todos juntos repetem o nome que foi dito para trabalhar quem eu sou,depois inserir a cantiga a se eu fosse peixinho,e incluir além dos nomes dos alunos,o nome:mãe,pai,avô e etc...Ah se eu fosse peixinho e soubesse nadar eu tirava a minha mãe do fundo do mar...Luciana-Orientadora:19.

pedagogia suzano disse...

Por meio das cantigas de rodas pode-se trabalhar temas como o folclore, relacionando por meio de pesquisas cantigas de rodas que marcaram a infância de seus avós, pais e as que eles conhecem.Fátima Cristina. 02

Anônimo disse...

As cantigas de roda são primordiais no processo de alfabetização.Através dela dá-se a conhecer costumes,cotidiano das pessoas,festas típicas do local,comidas,brincadeiras,paisagem,crenças, dentre muitas outras coisas.E nós enquanto professores fazermos conexões com as cantigas para trabalhar o conteúdo de História como herança cultural,resgatar a história do seu bairro,valores,costumes,família,etc. As cantigas promovem a socialização,colaborando para a conscientização do espírito de grupo.Elas envolvem o aluno com os aspectos sociais e culturais pertinentes, favorecendo a ampliação do volume de escrita,dentre outras competências. Renata Campos do Nascimento--Orientadora Sheila Camilo--Código -14

Unknown disse...

ERIKA MARCELINO DE SANT ANNA - ORIENTADORA: 21
As cantigas de roda são muito importantes no processo de ensino-aprendizagem na alfabetização, pois a partir destas "músicas" as crianças conseguem interagir, socializar, memorizar, adquirir ritmo, viajar nas histórias e aprender brincando em grupo. Neste processo, o papel do professor é fazer a interação das cantigas com algum conteúdo de História a ser trabalhado, seja o Folclore, Os índios, O Dia da Bandeira entre outros, de forma que levemos o aluno a conhecer histórias diferentes e ampliar cada vez mais o seu conhecimento, e a sua prática de leitura e escrita.

Anônimo disse...

Entendo que a música é um elo que une e reforça todo trabalho educativo, pois ela desperta a criatividade, a fantasia, a temporalidade e tem a função lúdica.A prática das cantigas de roda ultrapassa o conceito de entretenimento.
Relacionando-a à disciplina de história, através das cantigas de roda, podemos propagar o folclore e a cultura de uma determinada região.Conhecer os costumes,o cotidiano das pessoas, as brincadeiras, as crenças, dentre outros. Além disso,ela está relacionada ao estímulo da imaginação, criatividade, concentração e memória.
Angela Fernandes - Orientadora Geise 06

Unknown disse...

PARTICULARMENTE EU ADORO QUANDO CHEGA A ÉPOCA DE TRABALHAR O FOLCLORE BRASILEIRO PELA RIQUEZA

DA CULTURA DO NOSSO POVO E DESTE PAÍS MARAVILHOSO QUE NOS PROPORCIONA EM UM MESMO TERRITÓRIO

TANTA DIVERSIDADE. ESTE ANO, EU TRABALHEI COM A MINHA TURMA DE 3 ANO AS CANTIGAS DE RODA

E OBIVE UM RETORNO POSITIVO COM A TURMA. RESPONDENDO A PERGUNTA PROPOSTA DA ATIVIDADE ACIMA,

TRABALHARIA A CANÇÃO "ESCRAVOS DE JÓ" QUE PROPORCIONA UMA RIQUEZA DE POSSIBILIDADES DE PESQUISA,

COMO POR EXEMPLO, ENTRAR NA HISTÓRIA DOS ESCRAVOS NO PERÍODO COLONIAL ( JÁ QUE SEGUNDO ALGUMAS PESQUISAS OS ESCRAVOS DE JÓ

DA CANÇÃO ESTÃO RELACIONADOS AO PERSONAGEM BÍBLICO QUE PERDEU TODA SUA RIQUEZA MAS NÃO A SUA FÉ) MESMO ASSIM, PODE-SE TRABALHAR

A QUESTÃO DOS "ESCRAVOS" EM OUTRA ÉPOCA DA HISTÓRIA NO CASO DEPOIS DE CRISTO E APROFUNDAR NA CAPOEIRA

JÁ QUE ERA UMA FORMA DE LUTA E AO MESMO TEMPO ERA ALGO CANTADO E DALI SURGIRAM VÁRIAS CANÇÕES QUE CONTRIBUÍRAM

PARA AS NOSSAS MISTURAS DE RITMOS E LETRAS MUSICAIS. O ESTUDO DOS SIGNIFICADOS DAS PALAVRAS UTILIZANDO UM DICIONÁRIO

TAMBÉM É MUITO VÁILDO PARA OS ESTUDO DAS CANTIGAS A PALAVRA "CAXANGÁ" NESTA CANÇÃO É POUCO CONHECIDA E PODERIA SER

BEM TRABALHADO O SEU REAL SENTIDO NA MÚSICA. ENFIM, TEMOS VÁRIAS PROPOSTAS PARA TRABALHAR A HISTÓRIA COM CANTIGAS

TAIS COMO: A QUESTÃO DO TEMPO, DE COMO ELA SURGIU, SE OS PAIS DOS ALUNOS JÁ CONHECIAM ESSAS CANÇÕES, SE EXISTEM OUTRAS VERSÕES

DAS CANÇÕES, E ETC... TUDO ISSO PODE SER PESQUISADO E DEPOIS REGISTRADO EM UM LIVRO PARA QUE AS CRIANÇAS COMPREENDESSEM

O SENTIDO DA HITÓRIA COM AS CANTIGAS POPULARES. E PODE SER REALIZADA COM TODAS AS CANÇÕES INCLUSIVE AS

APRESENTADAS NO VÍDEO "ATIREI O PAU NO GATO", " O CRAVO BRIGOU COM A ROSA" ENTRE OUTRAS.

KELLY FIDELIS 12

Unknown disse...

ORIENTADORA: NORMA SUELI 12

Anônimo disse...

Débora Oliveira de Campos. 14
As cantigas são fundamentais para ampliar o processo de ensino aprendizagem na alfabetização e letramento das crianças,pois através desse gênero textual inicia-se um conhecimento histórico a partir da vivência do aluno que se vê como sujeito.Portanto as cantigas a serem trabalhadas carregam uma memória histórica da formação social e familiar que os educandos vem vivenciando.

Letícia Leite disse...

As cantigas de roda, resgata nossa cultura, podendo aproximar a família aos alunos e ao ambiente escolar, pois o que temos visto hoje em dia, são que certas práticas de convívios e trocas não estão mais tão presentes na realidade infantil, como antigamente, devido a chegada da tecnologia.
E trabalhar com as cantigas é muito prazeroso, por ser algo fácil de memorizar, e por ser recheada de rimas, repetições e trocadilhos, que fazem da música, uma brincadeira.
Podemos trabalhar fatos históricos, tendo a família como referência, montando uma linha de tempo, utilizando fotos, hábitos e costumes antigos, e também as mudanças nos lugares onde vivemos, isso tudo utilizando as cantigas.
Por meio da cantiga: "Marcha Soldado", introduzimos a importância do soldado e suas funções, através de filme, e depois confeccionaremos dobraduras de chapéu e também podemos montar um acróstico,...etc.
Enfim, as cantigas de rodas enriquecem nossa prática em sala de aula.
LETÍCIA- 05

Unknown disse...

As atividades com cantigas são excelentes para a apropriação das mais variadas áreas do conhecimento. No contexto do ensino da história é imprescindível o trabalho em relação ao sujeito, sua história e identidade, a comunidade que o rodeia, além de seu pertencimento no mundo como sujeito histórico.
Descreverei abaixo pequenos exemplos de como eu relacionaria as cantigas ao ensino de história. Inicialmente, pode-se trabalhar por exemplo, através da cantiga: Nana nenê, as fases da vida do ser humano, sua identidade e sua história, além de seu pertencimento dentro de um grupo social chamado família. Outro exemplo é a cantiga: 1, 2, 3 indiozinhos, em que pode-se trabalhar a história dos índios e sua importância, seus costumes e hábitos. É evidente que estas sugestões não se esgotam aqui, tratam-se de contribuições para aprofundamentos posteriores. Rozana, 20.

Unknown disse...

Podemos relacionar as cantigas mais conhecidas com o conteúdo de História que iremos lecionar no dia e/ou mês de comemoração. Como exemplo História – dia do Índio – com as cantigas que fazem menção a sua cultura. Podemos criar também com os alunos instrumentos simples para dar sons de percussão.
Eliete da Cruz Fidelis - Orientadora: Monica 11

Anônimo disse...

Segundo o texto, no que se refere a área de História, uma de suas funções fundamentais nas séries iniciais é favorecer a construção das noções de indivíduo, comunidade, coletividade e humanidade. Sendo assim, as cantigas de roda, seriam um excelente instrumento para trabalharmos tais conteúdos, onde podemos criar situações didáticas nas quais os alunos comparem suas condições atuais de vida, com as de outras crianças, de outros bairros, atualmente e em outros tempos.
Trabalhar com cantigas de roda é uma prática pedagógica na qual propicia a valorização da riqueza de nossas tradições culturais, onde também podemos explorar a leitura e escrita, levando o aluno a interagir, pensar, criar, expressar seus conhecimentos, construindo habilidades para se tornar leitor e escritor competente e crítico.
Vânia Lobato- 06

Música & Letramento disse...

A cantiga de roda e suas possíveis contextualizações no cenário educacional.

Ao trabalharmos cantigas de rodas com os educandos em atividades dirigidas podemos pensar em alguns objetivos. Um primeiro seria a própria história contada através de uma cantiga.
Diante de um outro olhar o trabalho seguiria explorando a expressão corporal e a análise do tipo, do portador de texto.
Para além disso, poderíamos também trabalhar a origem cultural, a perspectiva histórica das cantigas de roda, do folclore.
Imaginem começar uma aula com uma "Tempestade de Ideias" sobre o que é cantiga de roda? Ir anotando cada fala no quadro; pedir exemplos de músicas e brincadeiras; falar aos estudantes para registrarem em seus cadernos as anotações e, é logico, dançar e cantar muito!

Carlos Carvalho
Orientadora: Inacia Stela - 07

Anônimo disse...

As cantigas de roda despertam o lúdico, trabalham a expressão oral e corporal e sem falar que ajudam muito a desenvolver a coordenação motora nas crianças, pois muitas trabalham com sequência de movimentos. Elas podem ser uma ferramenta muito enriquecedora durante o processo de ensino aprendizagem, pois através delas é possível realizar um resgate da Cultura regional, trabalhar as particularidades de uma região; e sem falar que ajuda a preservar a cultura popular. As cantigas de roda ajudam a difundir e divulgar o folclore brasileiro. Buscar junto a família aquelas cantigas pertinentes a sua história , aproxima e resgata valores muito importantes. Outro fator muito positivo no uso das cantigas de roda no processo de alfabetização, é a excelente aceitação entre os alunos, estimulando e valorizando ainda mais o trabalho desenvolvido.

Silvia Rodrigues Santos * orientadora 01 ( Ana Paula )

Anônimo disse...

JEILSA-04
O corpo discente tem direitos de aprendizagem, fazendo parte também o conteúdo de HISTÓRIA. Seja a história real ou fictícia, utilizando vários recursos,ou simplesmente a vida do próprio alunado."Nas séries iniciais,no que se refere a área de história que tem como função fundamental favorecer a construção das noções de indivíduo,comunidade,coletividade e humanidade,seria importante propiciar a troca dos materiais produzidos por crianças de diferentes bairros e cidades.Importa também criar situações didáticas nas quais os pequenos possam comparar suas condições atuais,com a de outras crianças,de outros bairros,atualmente e em outros tempos."Conforme o livro(Os diferentes textos e suas relações com as áreas de conhecimento) Nas minhas aulas,eu sempre ofereço variados textos e músicas,sempre conhecidas pelas crianças,e uma música que trabalhamos em seqüência didática foi QUEM MORA NA CASINHA?Tinha como objetivo trabalhar tipos de moradia, zona rural e urbana entre outros. A aula foi bastante prazerosa, pois os alunos tinham interesse em participar, a atividade foi enriquecida com um morador antigo do bairro, aonde explicava com excelência e clareza, levou foto do antes e depois e assim os alunos ficaram conhecendo melhor sobre o lugar onde moram e como eram as pessoas que dali faziam parte,fazendo sempre relação com outros lugares através de textos imagéticos.A aula sempre flui quando trabalhamos com músicas,pois parte do que as crianças já sabem,essa leitura de mundo tão importante e valorizada na escola para a partir daí, vir a escrever a palavra.

Unknown disse...

PRISCILA CRISTINA DOS SANTOS MATIAS
Orientadora Joelma Marinho 08
As atividades apresentadas eu relacionaria com o conteúdo Folclore, em História. Aproveitaria o fato de que as cantigas são passadas de geração a geração, principalmente com a participação dos pais.

Anônimo disse...

Monica de Castro Alves - Simone Ramos 15
As cantigas de rodas podem ser um grande aliado no processo de alfabetização e letramento para o educando. A Música e a brincadeira requer do aluno concentração e memorização, é uma forma prazerosa de aprender.
O tema cantigas de rodas é riquíssimo, podemos explorar eles em diferentes disciplinas, abordando diferentes assuntos. Relacionando o tema ao conteúdo de história, eu iria propor a turma uma atividade conjunta com os pais, eles conversariam com os pais quais tipos de Cantigas eles cantavam e brincavam em seu tempo de criança. Trariam essas Cantigas e faríamos uma roda de conversa e em seguida cantaríamos algumas delas e brincaríamos. Falaria sobre a importância das cantigas de rodas em nosso folclore brasileira. Também já seria uma grande oportunidade para trabalhar as regiões do nosso país, aí abordando a Geografia do Brasil e suas diferentes culturas.

Anônimo disse...

Anônimo 16 de outubro de 2015 22;09 Trabalhando com cantiga de roda temos uma boa ferramenta de trabalho, pois elas fazem parte do cotidiano das crianças e dos seus familiares que fazem parte do nosso folclore brasileiro. Através delas podemos desenvolver a sua imaginação ; realizam reflexos, se tornam sujeitos pensantes , trabalhando valores, culturais´leitura´culturais ´leitura e escrita das cantigas. A partir das cantigas existentes ´podemos trabalhar em conjuntos todas as disciplinas do currículo. E um grande e positivo gênero textual ANA CRISTINA MARTINS JORGE PAIVA ORIENTADORA 06 (Geise ).

Unknown disse...

Jeniffer de Barros 21 ( Vilma)
Nas séries iniciais, o estudo de história está relacionado a construção da identidade e a compreensão do tempo e espaço. O uso de cantigas auxilia a criança a preservar da cultura, a se reconhecer um ser pertencente a um grupo social e também associar a função da escrita e da leitura ao ler e cantar as músicas. É um bonito trabalho apresentado, onde a escola inclui a família para ajudar e até despertar o interesse desses alunos pela aprendizagem, além disso pode acabar sendo um momento onde a família relembra sua infância. Histórias que podem ser levadas para sala de aula e ajudarem na construção do conhecimento referente ao local onde está criança vive (como era, como está, quais diferenças, que elementos são importantes no meu bairro, costumes...), desta forma são várias as contribuições que podem gerar, lembrando que um trabalho bem planejado faz toda a diferença para que os objetivos sejam alcançados.

Unknown disse...

As atividades com cantigas de rodas na nossa atualidade estão esquecidas, e não estão fazendo mais parte do cotidiano escolar, o que é muito errado, pois, elas proporcionam as crianças diversas maneiras de estarem em contato com o mundo letrado através da musica, que por sua vez instiga o interesse da criança pela escrita e leitura.

Gleique da Silva Ribeiro ORIENTADORA DE ESTUDOS: DEÇULINA - CÓDIGO 5

Anônimo disse...

As cantigas de roda são muito importantes para as crianças, pois estão diretamente ligadas a cultura popular brasileira, além disso, é uma forma muito agradável para trabalhar a expressão corporal, lateralidade, criatividade das crianças. Com a utilização das cantigas, a criança aprende História de uma maneira mais lúdica, e isso é muito importante nas séries iniciais.
Kate Lopes cód.21

Anônimo disse...

Oi Jaqueline
As cantigas de roda são de extrema importância para a cultura de um local. Através dela dá-se a conhecer costumes, cotidiano das pessoas, festas típicas do local, comidas, brincadeiras, paisagem, flora, fauna, crenças, dentre muitas outras coisas. O folclore de determinado local vai sendo construído aos poucos através não só de cantigas de roda, mas também de histórias populares contadas oralmente, cantigas de ninar, lendas, etc. Só é lamentável que nossas crianças vivam tão pouco essa herança cultural.
Por Sheila Camillo

Anônimo disse...

Sendo a História uma ciência interpretativa, ela se preocupa em pesquisar as diversas ações do homem no tempo, não significando que ela estude somente o passado, mas as relações da humanidade ao longo do tempo, a partir do presente.
A História ajuda a criança a entender o conceito de tempo e as relações existentes entre continuidade/ruptura; permanência/ mudanças; antes-agora-depois e através de atividades baseadas no concreto, próximas da realidade do aluno, a criança tem condições de refletir sobre essa questão tempo-espaço, principalmente sobre o conceito de tempo.
Planejar atividades envolvendo as cantigas de roda e o ensino de História através, por exemplo, de entrevista com familiares adultos do aluno, sobre as suas lembranças de escola, em relação à experiências envolvendo ou não as cantigas de roda é uma oportunidade de trabalhar várias questões, entre elas a questão já mencionada do tempo.
Um exemplo de atividade em que o professor deve auxiliar os alunos na organização do roteiro de uma entrevista, estimulando os mesmos para que formularem outras questões e registrando as respostas dadas para socializá-las com o grupo. Outras atividades podem ser feitas como: formação de lista contendo as cantigas conhecidas pelos familiares de um lado e do outro as que a turma elegeu, formando assim um mural. O uso de imagens também é uma boa opção de registro (fotos, desenhos) criando assim uma fonte de memória. A gravação de áudio da turma cantando as cantigas é legal para que em outra oportunidade, os alunos possam escutar novamente criando o sentimento de pertencimento a um grupo ou comunidade. A criação de um álbum com todas as entrevistas feitas e imagens ligadas ao tema também é muito interessante.
Todas essas atividades geram questionamentos e reflexões que formam para uma cidadania. A presença das cantigas de roda no espaço escolar possibilita também o saber histórico produzido a partir do conhecimento e experiências de professor e aluno. Adriana Amaral do Nascimento Santos - 17
16 de outubro de 2015 14:20

Anônimo disse...

Iniciaria com uma pesquisa familiar, entrevista com os avós. tios até mesmo os vizinhos mais velhos. Perguntaria: quais as cantigas de roda que eles mais utilizavam quando eram crianças? Este conteúdo seria um resgate da identidade de cada aluno e a integração da família com a escola, proporcionando a todos um momento esquecido por muitos mais importante para todos :a infância. Traríamos a tona a história e a cultura vivida por pais, avós e vizinhos.

Anônimo disse...

Sou Roberta Garcia Cimonato Rodrigues / Orientadora Deçulina - 05






Anônimo disse...

O uso das cantigas de roda é muito importante, pois valoriza e mantém viva a cultura popular. Com as cantigas podemos trabalhar crenças e costumes de um lugar e de uma época. Elas não devem ficar restritas a um tema estanque do ano letivo, como Folclore ou Consciência Negra.Suas letras podem e devem ser utilizadas como um recurso para alfabetização e letramento ao longo do período. São letras curtas e ricas. Apresentam aos alunos palavras mais comuns como “boi” ou que não fazem parte do cotidiano,como “caxangá”.
Também devemos considerar a aprendizagem por meio da ludicidade quando utilizamos as cantigas de rodas. Em tempos “digitais”, o “brincar” que outrora fazia parte do cotidiano de toda criança, hoje está reduzido a atividades mecânicas, que não oferecem a criança o desenvolvimento da lateralidade, do equilíbrio, da coordenação motora, entre outros. Cristiane Elisabete Vieira Santana / OE- Cirlea de Souza Costa – 03

Anônimo disse...

Cantar é uma delícia! Você interage, se diverte e melhora ate seu humor.
Acredito que através das cantigas, você consiga comparar quais as cantigas cantadas pelos nossos pais antigamente e quais são as oferecidas pela mídia hoje.
Poderemos comparar como as crianças se divertem hoje e como faziam para se divertir nas décadas passadas.
Como era a estrutura de família, o tempo que os pais tinham para seus filhos, a estruturas dos bairros, a violência da época e atual.
Poderemos através das cantigas pegar um gancho e ate tratar dos pós e contra do uso e avanços da tecnologia.
Poderemos pegar esses assuntos e fazer uma ponte do passado e presente estabelecendo os problemas e situações reais do seu tempo e como podemos fazer para minimizá-los e não tornarmos crianças em mini-adultos,fazendo com que criança consiga ser criança e brincar, descobrir e vivenciar experiências propicias para sua época e fase de vida!
Melyne Vieira- código 21

Anônimo disse...

As cantigas de roda proporcionam um leque de possibilidades, podem e devem ser usadas para explorar os mais diversos conteúdos. Os vídeos apresentam propostas bem legais, e os trabalhos desenvolvidos são muito interessantes, acredito que, dentro da minha realidade, a Cantiga dos Indiozinhos poderia ser usada para apresentar a cultura indígena, tão esquecida e desvalorizada nos primeiros anos de escolaridade, pensar em atividades que incitem a refletir sobre a História deles, seus costumes, crenças e modo de vida, seria uma forma muito proveitosa de utilizar esta cantiga no conteúdo de História.
Sabrina C. A. Paes – 20

Unknown disse...

As cantigas de roda são de extrema importância para cultura de um local . A cantiga ' Fui no tororó beber água e não achei, achei bela morena ...' pude trabalhar herança cultural popular, companheirismo ( Ninguém vive sozinho ) localização de onde vem essa água, valorização das pessoas e do meio ambiente. Quando é trabalhado as cantigas de roda que é de conhecimento de seus pais a leitura passa a ser de seu conhecimento onde eles sentem seguros e motivados na realização das atividades. Trabalhar cantigas de roda é muito prazeroso e em história melhor ainda ficará as aulas Lídia Mara 12.

Anônimo disse...

Concordo... Esses demais gêneros textuais (histórias populares contadas oralmente, cantigas de ninar, lendas..) enriquecem a relação ensino-aprendizado, favorecendo bastante a aquisição de conhecimentos pelos discentes. Os vídeos enfatizaram as "CANTIGAS DE RODA", que são um mecanismo significativo de aprendizagem, uma vez que estimulam diferentes áreas do conhecimento (criatividade, memória, conhecimento de mundo, vocabulário, imaginação...). Relacionando-as aos conteúdos de HISTÓRIA, ratifico as atividades citadas acima, tais como transmitir valores, conhecer os costumes de um povo, as festas típicas, as brincadeiras, a flora, a fauna, as crenças, etc. Além disso, as cantigas são uma herança cultural transmitida de pai para filho, e na disciplina de História é primordial o contato e o conhecimento de gêneros textuais que aproximem o aluno com gerações anteriores, uma vez que essa disciplina é uma ciência que estuda a vida do homem através do tempo. JAQUELINE DE SOUZA ANDRADE- ORIENTADORA SHEILA CAMILO 14

Anônimo disse...

A alternativa metodológica voltada para a música tem o propósito de colaborar para o sistema do ensino e da aprendizagem através das Cantigas de Roda, acreditando ser este um caminho inovador, eficaz e significativo. A música está acessível a qualquer momento, sendo até gratuita. É uma linguagem universal que supera o tempo e seus poderes estão fundamentados na sua amplitude. Ela é franqueável a todos, independentemente de idade, religião, raça, sexo ou nível econômico. Por meio das cantigas de roda podemos conhecer os costumes, a rotina das pessoas, as festas típicas do local, as comidas, as brincadeiras, a paisagem, a flora, a fauna, as crenças, dentre outros. O folclore de um determinado local vai sendo construído aos poucos através não só de cantigas de roda, mas também de histórias populares contadas oralmente, de cantigas de ninar e de lendas. Quando usamos os animais colocamos casos fictícios, que comparam a realidade humana com a realidade daquela espécie, fazendo com que a atenção da criança fique presa à história contada pela música, o que estimula sua imaginação e memorização com alegria e facilidade. O dever do professor é o de interferir de forma apropriada, deixando que a criança adquira novos conhecimentos e práticas, já que a importância da inclusão e utilização dos brinquedos, jogos e brincadeiras na prática pedagógica é uma realidade que se impõe ao professor. As cantigas têm o encargo de possibilitar o encontro do “ser” com a sua própria identidade e sensibilidade de forma prazerosa. Todavia, o professor deve proceder como moderador neste contexto, oferecendo atividades lúdicas como base ao processo de aquisição da linguagem escrita e falada. Com as cantigas, temos o objetivo de desejar o crescimento intelectual e emocional das crianças, fazendo uso de meios que facilitem a harmonia e a clareza perceptiva. O educar com as cantigas é possibilitar o livre trânsito entre o interior e o exterior e o equilíbrio está em nossas ações no plano físico, no plano emocional. E em nossas ideias no plano mental. Jana Dutra Paz- Cirlene Aguiar

Anônimo disse...

As cantigas de roda fazem parte do Folclore Brasileiro e estão relacionadas as regiões brasileiras então, é interessante trabalhar com os alunos as origens destas. Podem ser exploradas a localização das regiões no mapa.
Márcia Carvalho dos Santos - orientadora: 15

Unknown disse...

As cantigas são, muitas vezes, carregadas de vivências que as crianças já trazem de casa e colabora muito na alfabetização, letramento e na construção das outras áreas do conhecimento, além de proporcionar socialização e organização coletiva através da roda e movimentos corporais.
Quase todas as cantigas que conhecemos foram criadas ,culturalmente, pelo povo e são cheias de significados e histórias.
No ensino de História dá pra relacionar as cantigas de roda aos costumes, cotidiano das pessoas, festas típicas do local, comidas, brincadeiras, crenças dentre outras coisas.

Carla F. Lameira (15)

Unknown disse...

"No que se refere à área de História, pressupondo que uma de suas funções fundamentais nas séries iniciais é favorecer a construção das noções de indivíduo, comunidade, coletividade e humanidade, seria importante propiciar a troca dos materiais produzidos por crianças de diferentes bairros e cidades. Importa também criar
situações didáticas nas quais os pequenos possam comparar suas condições atuais de vida, com as de outras crianças, de outros
bairros, atualmente e em outros tempos" As cantigas são uma ferramenta de grande valor para o ensino de qualquer conteúdo ou disciplina. São interessantes, agradáveis, divertidas e prendem a atenção das crianças, proporcionando assim, que o aprendizado seja mais eficaz. Uma disciplina não muito atrativa como HIstória precisa de um incentivo muito grande para fixar a atenção. Nossos pequeninos precisam conhecer os acontecimentos passados, culturas, conhecimentos, valores e nossas origens. Acredito que, com o uso da musicalidade podemos alcançar o objetivo de transmitir esses conteúdos com excelência.
waleria-11

Anônimo disse...

As cantigas de roda no conteúdo de história, têm como objetivo a valorização da nossa cultura popular e da a oportunidade dos alunos conhecerem como os nossos antepassados se relacionavam através da música.
Durante muito tempo, as brincadeiras de roda foram as principais atividades lúdicas das crianças, sendo usadas em todo território brasileiro, portanto, através das músicas e brincadeiras os alunos conheceram os costumes e tradições de cada região do Brasil.
E também nesse processo as crianças aprendem as relações interpessoais, como dar as mãos em um circulo, ouvir, cantar, o respeito mútuo, incentivando o desenvolvimento infantil.
Desta forma, ao colocar as cantigas de roda no conteúdo de história, seria um resgate das nossas tradições. Cintia Magon dos Santos de Souza. Orientador Marco Antonio Govêa número 09

Anônimo disse...

As cantigas de roda é um dos gêneros textuais que gosto muito de trabalhar com o primeiro ano de escolaridade. Além de ser uma brincadeira infantil , desperta o interesse para a leitura e a escrita.Resgata a nossa infância , a dos nossos pais e avós;coisa que hoje em dia está esquecido por causa do avanço das tecnologias. Isso é história. Relaciono as cantigas com a história da cultura do povo brasileiro.; as características físicas, o local, as manifestações artísticas. Ensina ao aluno que os elementos da sua própria cultura faz parte do folclore.Que quando a criança chega na escola e traz as brincadeiras com as cantigas, elas tb trazem um pouquinho da sua história.

Patricia Souza Leitão Moreira de Castro - Orientadora : 11

Anônimo disse...

Adele Santos - 19

O ensino e a aprendizagem da História estão voltados, inicialmente, para atividades em que os alunos possam compreender as semelhanças e as diferenças, as permanências e as transformações no modo de vida social, cultural e econômico de sua localidade, no presente e no passado, mediante a leitura de diferentes produções textuais.
Os textos como cantigas de roda fazem parte da vivência dos alunos e facilitam o processo de ensino aprendizagem, alfabetização, letramento e contribuem para o desenvolvimento social, emocional e cultural da criança. As cirandas buscam uma maior concentração e interação dos alunos na história a ser contada. Possibilitam comparar semelhanças e diferenças, permanências e transformação de costumes,, modalidades de trabalho, divisão de tarefas, organização do grupo familiar.

Unknown disse...

É indiscutível a importância das cantigas no processo da alfabetização. Levando em consideração a realidade dos meu alunos, utilizaria a cantiga "Se esta rua fosse minha". A escola está localizada em uma região carente onde há falta de saneamento básico, asfalto entre outros problemas. A partir dessa cantiga despertaria em meus alunos uma consciência crítica à partir de sua realidade social, a fim de que possam pensar e desejar melhorias dignas para sua comunidade.

Simone Braz Pereira. 16

Unknown disse...

É indiscutível a importância das cantigas no processo da alfabetização. Levando em consideração a realidade dos meu alunos, utilizaria a cantiga "Se esta rua fosse minha". A escola está localizada em uma região carente onde há falta de saneamento básico, asfalto entre outros problemas. A partir dessa cantiga despertaria em meus alunos uma consciência crítica à partir de sua realidade social, a fim de que possam pensar e desejar melhorias dignas para sua comunidade.

Simone Braz Pereira. 16

Anônimo disse...

Ter uma ferramenta tão empolgante como uma cantiga (vivência da criança) faz com que a aprendizagem se torne mais firme e conclusiva. Assim como relacioná-la com os de história podendo explorar a herança cultural, conhecimentos diversos populares atraves da música. Assim essa relação cantiga-história torna a aprendizagem definitiva e emocionante.
Prof: Patricia Luzia Aleixo Vieira Santa Rita. Orientadora: 17.

Anônimo disse...

Nessas brincadeiras podemos observar os alunos trocando conhecimentos, percebendo suas limitações, cooperando uns com os outros. E quando trabalhamos uma cantiga de roda, estamos utilizando o lúdico e envolvendo os alunos em brincadeiras mas, é necessário resgatá-las pois a tecnologia atualmente tem afastado o aluno dessas brincadeiras que fazem parte da sua cultura e quando relacionamos as cantigas aos conteúdos de história, enriquecemos e valorizamos as memórias, as vivências , o contexto que a criança vive, pois as cantigas são ricas fontes de história, ludicidade e regionalismo, onde destaca-se a linguagem oral e escrita no processo de aquisição da leitura e escrita.
Ana Claudia de Souza Ferreira/ Orientadora de estudo: Sheila Camilo- código: 14

Unknown disse...

As brincadeiras e rodas cantadas são manifestações coletivas elaboradas a partir da cultura popular. Tais ações vieram contextualizar a ruptura das danças realizadas no período das cortes, onde buscava-se a padronização e geometrização do movimento. Tal ruptura nos apresentou a liberdade de movimentos, possibilitando a criação e a recriação de gestos. Assim as cantigas são importantes para o desenvolvimento da criança e para a cultura de um local. Através das cantigas podem ser trabalhados conteúdos que envolvam a família, o tempo e folclore.
Orientadora: Monica Almeida- 11

Unknown disse...

É verdade colega. Devemos nos apropriar desse momento para trabalharmos alguns conceitos. Não como um passatempo. Temos um projeto legal que é Gentileza gera Gentileza. Podemos trabalhar com eles essa questão sim. Precisamos levar nossas crianças a uma possibilidade de reflexão sobre valores já e agora. Dá pra trabalhar animais nocivos, cores e até coordenação motora com uma atividade dessa. Márcia Mendes -Deçulina 5

Anônimo disse...

As canções populares conhecidas como cantigas de roda auxiliam imensamente na alfabetização. É uma prática muito comum em nosso país, no entanto nos dias atuais pouco vivenciadas pelas crianças. Porém, cabe a nós professores estarmos apresentando e tornando viva aos nossos alunos essas cantigas que fazem parte do nosso folclore. E são excelentes para tratar de diversas temáticas em sala de aula, tais como: maus tratos aos animais, preservação do meio ambiente, racismo, atitudes que envolvam ética e cidadania, entre outros. Enfim, há uma vasta bagagem de sabedoria que pode ser transmitida.

Anônimo disse...

As cantigas populares são parte da nossa cultura, elas estão diretamente relacionadas com os conteúdos de historia porque podemos trabalhar as questão da escravidão, como as crianças brincavam no passado e fazer uma linha do tempo resgatando brincadeiras antigas e fazendo uma comparação com as dos dias de hoje.Podemos também trabalhar a família, como as mães e pais brincavam no seus tempos de criança. Podemos trabalhar as origens de algumas cantigas populares fazendo pesquisas.As possibilidades de trabalho são imensas.
Maria Alice Balbino de Jesus
Orientadora :Ana Paula Nunes da Silva 01

Anônimo disse...

Cantiga de roda Terezinha de Jesus.
Inicialmente aprender a brincar de roda.
Falar sobre a família. Fazer uma árvore genealógica. ( cada aluno fez a sua)
Pesquisa com os pais e avós que deverão responder quais as brincadeiras comuns ao seu tempo de criança ( Onde e como brincavam?)
Fazer um paralelo com os dias atuais. ( Hoje onde e como as crianças brincam?)
Solicitar fotos de diferentes famílias e relatar as diferenças.Ana Lúcia de Jesus. Orientadora:21



Anônimo disse...

Cantiga de roda Terezinha de Jesus.
Inicialmente aprender a brincar de roda.
Falar sobre a família. Fazer uma árvore genealógica. ( cada aluno fez a sua)
Pesquisa com os pais e avós que deverão responder quais as brincadeiras comuns ao seu tempo de criança ( Onde e como brincavam?)
Fazer um paralelo com os dias atuais. ( Hoje onde e como as crianças brincam?)
Solicitar fotos de diferentes famílias e relatar as diferenças.Ana Lúcia de Jesus. Orientadora:21



Anônimo disse...

Débora de Lima Campos da Cruz/ Orientadora: Norma Sueli 12

As cantigas de rodas tem grande importância na cultura de cada local, através dela podemos tomar conhecimento de cultura, costumes, do cotidiano , brincadeiras e dentre muitas outras coisas.
Alguns conteúdos a serem explorados é o folclore e os costumes de cada região, fazer uma ponte sobre passado e presente apresentando brincadeiras dos nossos pais e as atuais e sobre o tempo cronológico.

Unknown disse...

Além de dar mais curiosidade nas atividades o canto anima muito mais. Alguns apresentam uma facilidade maior de dominar o canto com rima, alegria, etc. Podemos trabalhar os conteúdos do nosso folclore brasileiro, datas comemorativas, conceitos sociais do nosso dia a dia, higiene ( como por exemplo: na cantiga O sapo não lava o pé).
Cantigas antigas seus pais, tios, avós sempre terão um conceito diferente de épocas para relatar.
Orientada Inácia 07

Anônimo disse...

Cantiga de roda Terezinha de Jesus.
Inicialmente aprender a brincar de roda.
Falar sobre a família. Fazer uma árvore genealógica. ( cada aluno fez a sua)
Pesquisa com os pais e avós que deverão responder quais as brincadeiras comuns ao seu tempo de criança ( Onde e como brincavam?)
Fazer um paralelo com os dias atuais. ( Hoje onde e como as crianças brincam?)
Solicitar fotos de diferentes famílias e relatar as diferenças. Ana Lúcia de Jesus.21

Unknown disse...

Além de dar mais curiosidade nas atividades o canto anima muito mais. Alguns apresentam uma facilidade maior de dominar o canto com rima, alegria, etc. Podemos trabalhar os conteúdos do nosso folclore brasileiro, datas comemorativas, conceitos sociais do nosso dia a dia, higiene ( como por exemplo: na cantiga O sapo não lava o pé).
Cantigas antigas seus pais, tios, avós sempre terão um conceito diferente de épocas para relatar.
Orientada Inácia 07

Unknown disse...

Além de dar mais curiosidade nas atividades o canto anima muito mais. Alguns apresentam uma facilidade maior de dominar o canto com rima, alegria, etc. Podemos trabalhar os conteúdos do nosso folclore brasileiro, datas comemorativas, conceitos sociais do nosso dia a dia, higiene ( como por exemplo: na cantiga O sapo não lava o pé).
Cantigas antigas seus pais, tios, avós sempre terão um conceito diferente de épocas para relatar.
Orientada Inácia 07

Unknown disse...

Esse tipo de abordagem possibilita desenvolver um novo olhar sobre as cantigas de roda,permitindo entender a complexidade das heranças culturais passados recriando-as e recolocando - as em diferentes momentos da história e do contexto escolar.Pouco se tem falado das cantigas de roda e é bem prazeroso quando se trabalha em todas as áreas do conhecimento na medida que se apresenta a letra e se dinâmiza uma aula contextualizando o seu significado.
Maria Cristina Santos Generoso Orientadora - Cirlene Aguiar nº 04

Anônimo disse...

As cantigas de rodas pode ser trabalhada de maneira prazerosa e pode estar relacionada a várias disciplinas. Pode ser trabalhado: costumes de um povo, heranças, hábitos de convivência, a timidez da criança, a higiene, partes do corpo e resgatar o que não vemos mais. Além de alegrar as crianças , tornar a aula mais interessante e fácil de ser compreendida. Tania Machado De Oliveira Ramos Orientadora 11

Anônimo disse...

A partir do Vídeo assistido e da leitura do livro 5 (Páginas 30-34) referente ao primeiro ano do PNAIC, entendemos que a música é considerada de suma importância na formação de nossos educandos, desta maneira constatamos que a música é fundamental para o desenvolvimento do processo de ensino aprendizagem do aluno.
Percebemos então que a música associada ao estudo da disciplina de história facilita o ensino da mesma, pois cria empatia entre educando e educador e forma um referencial de memória para os alunos, facilitando, assim, sua relação com o conteúdo estudado. Nesse sentido, podemos trabalhar nas aulas de histórias através das cantigas de rodas com fatos vinculados a costumes, valores, lendas, contagem do tempo e vivências humanas/linha do tempo, bem como conhecer a própria história e a identidade de grupos éticos e a de seu próprio grupo social, estabelecer relações com as de outras pessoas, descobrir semelhanças e diferenças na passagem de tempo em relação ao seu povo e a de outros povos, aprender a respeitar as características étnico-culturais de cada um, conhecer a pluralidade cultural de seu povo, resgatar vivências poéticas ligadas à cultura popular, por meio de trabalhos com parlendas, trava línguas, adivinhas, acalantos e etc.

Michele Soares Rodrigues Paiva. Orientadora: Sheila Camillo 14.


Anônimo disse...

As cantigas de rodas cantadas por muitos de nossos alunos podem trazer novos conhecimentos a cada dia , pois podem ser trabalhadas em diferentes disciplinas. Cada cantiga tem algo a acrescentar na aprendizagem dos alunos, cada uma relata um acontecimento, mostra diferentes personagens com diferentes características e diferentes cultura . As cantigas de rodas ajudam a movimentar a turma , a fazer das aulas momentos de diversão , aprender brincando , cantando é uma boa solução para o desenvolvimento cognitivo e também do desenvolvimento da oralidade de cada um dos alunos. Enfim, as cantigas de rodas nos ajudam a enriquecer o planejamento e auxiliam o desenvolvimento de aprendizagem dos alunos que adoram aprender de forma lúdica ,por tornar a aula mais divertida.
Simone Basilio Jorge de Oliveira / Mônica Almeida código11

Ateliê Cássia Art´s disse...

As cantigas apresentadas no vídeo trazem diversidade. Relaciono as cantigas com o ambiente , cultura , entre outros. Hoje em dia nossas crianças não vivenciam esse momento de brincar , o que antes era natural agora quase não se vê , o que é uma pena, pois nossos brinquedos cantados são muito ricos, podendo inserir as cantigas de roda nas atividades em classe para que de forma lúdica haja um aprendizado e assim possa desenvolver o cognitivo .
Orientadora: Valéria Constâncio 18

Anônimo disse...

alguém saberia me responder se sabado aconteceu algum encontro do pnaic? acho que sabado rolou encontro e eu perdi.

Unknown disse...

Olá Flávia. As cantigas podem se constituir em excelentes recursos pedagógicos de resgates da cultura de um povo. Através delas, podemos possibilitar aos alunos o estudo da história de forma lúdica fortalecendo seu o contexto cultural e social dos mesmos.

Unknown disse...

Bom dia Vânia. Com certeza as cantigas de roda podem ser excelentes instrumentos no contextos educacional quando trabalhados em forma de atividades dirigidas nas quais o professor pode explorar todo contexto histórico, cultural e social que elas trazem em si.

Unknown disse...

Verdade Angela. As cantigas podem e devem ser encaradas pelos professores como algo muito além da diversão e entretenimento. elas trazem em si uma gama de possibilidades que permitem a exploração de questões no campo cultural, histórico e social.

Unknown disse...

Olá Ana, as cantigas com certeza nos trazem essa possibilidade de trabalho interdisciplinar e no campo da História permite o resgate cultural e social de costumes e tradições quer seja da comunidade em que o aluno esteja inserido, quer seja de outras comunidades.

Unknown disse...

Professora Jeilsa, venho acompanhando seu trabalho de perto e percebo sua dedicação e desempenho aos assuntos abordados no PACTO. Na sequência didática quando vc privilegia a música, busca tanto trazer para a sala de aula o gosto das crianças por canções, como promover a compreensão deste gênero, permite também ampliar as canções conhecidas pela turma e avançar nas outras áreas do conhecimento.

Anônimo disse...

Quando inserimos as cantigas de roda no processo ensino-aprendizagem, trazemos também cultura e costumes de um povo.
É de grande importância o conhecimento dessas cantigas de roda para que o aluno se sinta inserido em um contexto social e ganhe representatividade através do que aprende.
De forma Lúdica, conseguimos interagir com o letramento .
Késia Salles -16

Unknown disse...

Cirléia - código 3

celia marques santana disse...

Celia Marques Santana - orientadora: 05 Deçulina

a cantiga de roda desenvolve nos educandos a socialização, o lúdico, a criatividade, memorização, observação, coletividade, participação, afetividade, expressão corporal e psicomotora.
Já em relação a disciplina de HISTÓRIA, é trabalhado o seu cotidiano, diferentes hábitos, vivência da povoação antiga, historia dos seus pais e etc.

celia marques santana disse...

Celia Marques Santana - orientadora: 05 Deçulina

a cantiga de roda desenvolve nos educandos a socialização, o lúdico, a criatividade, memorização, observação, coletividade, participação, afetividade, expressão corporal e psicomotora.
Já em relação a disciplina de HISTÓRIA, é trabalhado o seu cotidiano, diferentes hábitos, vivência da povoação antiga, historia dos seus pais e etc.

Anônimo disse...

As cantigas de roda retratam a parte historica brasileira, o movimento de escravatura e brincadeiras comuns à aquela época; embora as crianças de hoje não tenha mais essa vivencia é possivel resgatar e proporcionar momento ludico de aprendizagem onde o aluno poderá si divertir e aprender historia ao mesmo tempo. O PNAIC oferece de bom é letrar com ludicidade, oferecendo ao aluno algo que sera inesquecivel .
Waldeia Oliveira. 20

Anônimo disse...

Vamos falar da cantiga de rodas!,mais uma ferramenta muito interessante no processo de alfabetização.As cantigas é um instrumento utilizado a muito, muito tempo atras "do tempo da vovó",he! tempo bom aquele!! aprendíamos brincando, sem perceber falávamos uma parlenda cantada e fazíamos trava´línguas sem perceber.
As cantigas como foi dito é uma brincadeira muito antiga , trazida por outros povos principalmente os portugueses e dessas brincadeiras cantadas se tornaram uma forma interessante e criativa de ensinar,usando ritmo e musicalidade. mas através desse gênero textual pode-se abrir um GRANDE leque de oportunidades de aprendizado e conhecimento.Este gênero pode relacionar-se com a interdisciplinariedade .
com a história posso explorar a herança cultural daquela cantiga , de onde veio?, a quantas gerações existe essa cantiga? de que povo veio essa cantiga?
posso explorar na geografia -onde cantavam essas cantigas,por quem eram cantadas essas cantigas,., a fauna , a flora
Na arte pode-se explorar a musicalidade a oralidade e o ritmo.
Diante disto podemos analisar que as cantigas é um campo aberto para explorações de experiências culturais ,histórias familiares(pais e avós) resgate da história,socialização,linguagem.construção da coletividade e interação social.
As cantigas é muito mais que uma simples brincadeiras,mas é ferramenta que transmite valores culturais faz o aluno conhecer e reconhecer as festas, as comidas típicas,crenças etc.. esses valores que são passados de geração -geração .

ELISANGELA NASCIMENTO DE ARAUJO
ORIENTADORA-GEISE Nº6

Unknown disse...

Fazendo com que a leitura e a escrita das cantigas nos levem a refletir sobre o tempo, a origem como foram cantadas, quem as cantou, como aprendemo-as.
Através da dramatização vivenciamo-as. Podemos modifica-las, trazendo-as para a atualidade.
Coordenadora Cirléa nº 3

Anônimo disse...

Marlucia R. da S. Cordeiro Nesse sentido o trabalho com cantigas de roda é explorar e possibilitar o interesse dos alunos e proporcionar o desenvolvimento de diversas habilidades no processo de alfabetização do letramento orientadora N°3 Marlucia R. da S Cordeiro

Unknown disse...

As cantigas de roda são de suma importância para uma aprendizagem de uma criança, pois essas cantigas de roda são canções populares e fazem parte do nosso folclore brasileiro. Onde diversas crianças se reúnem em uma roda e dão as mãos, onde as músicas tem sua própria melodia e ritmo onde cada música tem uma história onde pode levar as crianças à imaginação, onde pode-se criar cantigas que trabalhe a história de cada aluno e sua família, valorizando suas vivências. Trabalhando o ontem e o hoje a partir das histórias dos alunos, suas famílias e amigos, ou seja, o contexto em que ele está inserido.

Anônimo disse...

O brincar para toda e qualquer criança sempre foi algo que dar prazer. e a brincadeira com uso da cantiga de roda principalmente, para alunos com deficiência associada a outras deficiências . Dentro do conteúdo de História eu relacionaria o tempo ( ontem, hoje, agora, amanhã, antes depois etc.) rotina: através de uma sequência lógica utilizando fotos montaria um álbum de familia, criaria o livro da vida utilizando fotos do aluno desde o seu nascimento até a idade que se encontra no momento. Sem falar no favorecimento e a realização de atividade em grupo, aprendizagem em forma de troca, participaçao e socialaização.

Anônimo disse...

Meu nome Maria Regina Miranda dos Santos - Orientadora Vanilda dos Santos - 19

Unknown disse...

Como na disciplina de Historia a intenção é favorecer nossos alunos na construção de sua individualidade e reconhecimento dos outros, sua comunidade e cultura. Podemos estimular nossos alunos a pesquisarem junto a seus familiares ou vizinhos, cantigas de rodas que se recordam de sua infância. Esse trabalho trará para a sala de aula uma diversidade de culturas e conhecimentos. Com certeza encontraríamos de bairro, para bairro várias diferenças culturais. Além disso, poderíamos ver junto às crianças a partir das cantigas que elas conhecem comparando com o pesquisado o que há de novo e diferente.
Elisangela – Cord; Camila cod: 02

Anônimo disse...












A cantiga de Roda hoje esquecida , como outros modos populares entretenimentos décadas passadas , torna-se algo novo quando trazidos para a escola, já que para a nova geração que vive a era tecnológica. Digo para os adolescentes.
A cantiga de roda terá relação e sentido com os conteúdos de história se levar o aluno a construir, reconstruir e refletir sobre a cultura do meio o qual estiver inserido, observando as mudanças
sócio-cultural e econômica.
Por exemplo, porque ainda existem povos indígenas brasileiros que mantém suas tradições culturais? E outras tribos não.
Através da cantiga de roda dá-se para explorar a cultura do passado.
O professor pode sugerir à turma , usar a música e modificar a letra, ou vice versa. A quanto tempo a música existe , quem foram
os autores. sandra, profª Ursula, código 17





Anônimo disse...

As cantigas de roda são textos bastante significativos para o processo de alfabetização e de ensino – aprendizagem de uma forma geral. O professor pode trabalhar com esse gênero textual em várias áreas de conhecimento, em história mais precisamente ele poderá resgatar a cultura brasileira e também a cultura afro-descedente. Através das cantigas de roda podemos conhecer os costumes, o cotidiano das pessoas, as festas típicas do local, as comidas, as brincadeiras, a paisagem, a flora, a fauna, as crenças, dentre outros. Além disso, o material estudado nos mostra o quão é importante trabalhar a linguagem musical, sendo ela um excelente meio para o desenvolvimento da expressão, do equilíbrio, da auto-estima e do autoconhecimento além de poderoso meio de integração social.

CURSISTA : THAIS DE OLIVEIRA DE MORAES / ORIENTADORA : VILMA ( CÓDIGO :21)

Unknown disse...

DENTRE OS ASPECTOS SOCIAIS A MÚSICA EM SI TRAZ UM ENRIQUECIMENTO VOCABULAR PARA OS ALUNOS,NÃO SÓ CANTIGAS MAS TODOS OS RITMOS,DESENVOLVE HABILIDADES E COMPETÊNCIAS LINGUÍSTICAS QUE DE MODO TRADICIONAL AS CRIANÇAS NÃO APRENDERIAM.DENTRO DAS AULAS DE HISTÓRIA PODEMOS TRABALHAR A EDUCAÇÃO ÉTNICO RACIAL COM A MÚSICA SAMBALELÊ,ESCRAVOS DE JÓ E TRAZER PARA UM QUESTIONAMENTO DO NOSSO COTIDIANO QUESTÕES QUE OS ALUNOS TEM EM SEU COTIDIANO,O FOLCLORE, AS BRINCADEIRAS ANTIGAS QUE FAZEM UMA INTERAÇÃO E TRAZ UMA NOVA VISÃO DE MUNDO PARA O LETRAMENTO DAS CRIANÇAS.A MÚSICA É UMA FERRAMENTA QUE REFORÇA O TRABALHO EDUCATIVO QUE DESPERTA A CRIATIVIDADE ,A FANTASIA E O DESENVOLVIMENTO DOS ALUNOS. ROBERTA TAVARES /CAMILA 02

Anônimo disse...

Poderia trabalhar a atividade na disciplina de história, com o tema : A antiguidade e a atualidade, onde na antiguidade faziamos muito o uso de cantigas e hoje em dia não mais fazemos seu uso.
Trabalharia as brincadeiras e a tecnologia: Onde faríamos um paralelo das brincadeiras usando cantigas (antiguidade) e brincadeiras usando o computador (atualidade).
Traçaria um paralelo entre a época vivida pelos pais dos alunos e a época em que os alunos vivem.

Anônimo disse...

Poderia trabalhar a atividade na disciplina de história, com o tema : A antiguidade e a atualidade, onde na antiguidade faziamos muito o uso de cantigas e hoje em dia não mais fazemos seu uso.
Trabalharia as brincadeiras e a tecnologia: Onde faríamos um paralelo das brincadeiras usando cantigas (antiguidade) e brincadeiras usando o computador (atualidade).
Traçaria um paralelo entre a época vivida pelos pais dos alunos e a época em que os alunos vivem.
Camila Rosa dos Santos - 02

Anônimo disse...

As cantigas de roda envolvem os alunos nos aspectos sociais e culturais, favorecendo a ampliação da escrita e o conhecimento.Assim serão estimulados a expressar -se com liberdade e percebendo suas culturas, podendo desenvolver atividades bastante significativas na área de história como: A Educação Étnico Racial. Teresinha Ferreira Christaldo -Camila 02

Marilene/RJ disse...

A cantiga de roda é uma das formas que eu mais gosto de desenvolver meu trabalho, pois a aula fica mais animada e prazerosa, tanto para o discente, quanto para o docente. Além, de se poder trabalhar de forma multidisciplinar.
Na disciplina de História, pode se trabalhar muitos conteúdos, como culturas regionais, o folclore, a linha do tempo, o conceito de História, etc...

Marilene Oliveira Faria da Silva, 17

Anônimo disse...

É possível contextualizar atividades com cantigas dentro do conteúdo de história a fim de resgatar valores, mostrar para os alunos a evolução das brincadeiras no decorrer dos anos e fazer um comparativo como eram no passado e como são agora mediante a todos os aparatos tecnológicos que temos acesso hoje: celular, tablet, computador, vídeo game etc... . Desafiar os alunos a pesquisarem juntos com suas famílias quem conhece as cantigas apresentadas, quem gostava quando criança, investigar novas cantigas ou brincadeiras juntamente com seus familiares permitindo também a participação dos mesmos na atividade. Por meio dessa ferramenta tão rica que são as cantigas de roda é possível elencar outros conteúdos como geografia, ciências, matemática e língua portuguesa. Dessa forma, expandindo as possibilidades de exploração do tema nas diferentes áreas do conhecimento, tornado as aulas mais dinâmicas e interessantes permitindo ao aluno aprender de forma lúdica e relevante.
Carla Teresa B. da S. de Lima - Orientadora: Sheila Camillo (14)

Anônimo disse...

Relacionaria as cantigas a datas comemorativas que fazem parte de nossa cultura e história geral, elaborando um projeto. O tema do projeto poderia ser: NOSSAS CANTIGAS, NOSSAS HISTÓRIA. Por exemplo, a partir das cantigas Cai cai balão e Capelinha de melão, poderíamos trabalhar as festas juninas. Tendo como ponto de partida as próprias cantigas, elecaríamos uma série de questões e práticas relacionadas a essa época festiva, como comidas tipicas, danças, músicas, e contexto histórico em que surgiu essa data festiva. Outros exemplos poderiam ser: a cantiga Samba Lelê, para trabalhar a temática Carnaval, Marcha soldado para explorar o Dia dos soldados entre outros.

JOICE MARIA PEREIRA, 01

Anônimo disse...

ERIKA MARCELINO DE SANT ANNA - ORIENTADORA: 21
As cantigas de roda são muito importantes no processo de ensino-aprendizagem na alfabetização, pois a partir destas "músicas" as crianças conseguem interagir, socializar, memorizar, adquirir ritmo, viajar nas histórias e aprender brincando em grupo. Neste processo, o papel do professor é fazer a interação das cantigas com algum conteúdo de História a ser trabalhado, seja o Folclore, Os índios, O Dia da Bandeira entre outros, de forma que levemos o aluno a conhecer histórias diferentes e ampliar cada vez mais o seu conhecimento, e a sua prática de leitura e escrita.

Anônimo disse...

As cantigas de roda são recursos indispensáveis em todas as fases do desenvolvimento da criança. Além disso a música permite o resgate da nossa origem cultural.Através da música podemos trabalhar diversos aspectos tais como: cognitivo,afetivo,motor, além proporcionar uma boa socialização.
No processo de alfabetização a música tem forte influência, pois através da letra da canção é possível trabalhar a escrita das palavras ampliando o vocabulário. quando cantamos junto com o grupo desenvolvemos vários ritmos, trabalhamos a memorização, atenção de forma lúdica e divertida.
Leila Lásaro da Silva - Sheila 14

Anônimo disse...

O trabalho com cantigas, assim como parlendas , permite aos alunos a motivação necessária ao aprendizado, visto o seu caráter lúdico.
Ao trabalhar, por exemplo, a cantiga " Escravos de Jo, além de proporcionar atividades de leitura, de escrita e de ritmo, também pode se contextualizar assuntos como as raças que formaram o povo brasileiro, suas culturas , no período de escravidão no Brasil , entre outros.

Aluna SOLANGE CONCEIÇÃO DOS SANTOS
Orientadora VANILDA DOS SANTOS
código 19

Unknown disse...

Cursista: Maria Juliane,Orientadora: Valéria Constâncio 18
Com a cantiga de roda: Marinheiro só,pode desenvolver no conteúdo de História a diversidade étnico racial, para valorização da cultura e contribuição do povo africano na História do nosso país, Pois os mesmos com indígenas e europeus formaram o nosso povo brasileiro. E que a capoeira uma das formas de resistência a escravização foi criada pelos negros africanos nossos antepassados. E hoje a mesma é considerada patrimônio cultural da humanidade pela UNESCO. E geograficamente a Bahia, Rio de Janeiro e Minas Gerais durante o processo histórico do Brasil colônia, império e república receberam trazidos contra vontade grande quantidade dos negros africanos. Com a cantiga 123 indiozinhos, também verificar que no Brasil existem várias nações indígenas e que também contribuíram muito na cultura do nosso país. E com o respeito e o desenvolvimento de um novo olhar de toda herança deixada nos aspectos cultural,político e social pelos indígenas e principalmente os africanos. Pode contribuir para o desenvolvimento da aprendizagem desde as séries iniciais do ensino fundamental e em sequência.
Desta maneira acabar com o preconceito, com o racismo e qualquer forma de discriminação.

Anônimo disse...

As cantigas de roda são brincadeiras cantadas, que carregam um composto muito rico numa visão sócio-cultural, por reunirem elementos subjetivos que caracterizam uma determinada sociedade. Por isso, as cantigas podem ser importantes ferramentas para trabalhar no meio escolar, principalmente com a disciplina de História, ao tratar-se de dar a oportunidade de conhecer ou resgatar a cultura de uma região ou povo. Nesta perspectiva a criança aprende com o lúdico, sendo o seu desenvolvimento educacional mais significativo.
TALITA MESQUITA DA CRUZ SANTOS - ORIENTADORA GEÍSE 06

Anônimo disse...

As cantigas fazem parte da tradição oral de um povo e marcam a história de cada pessoa, pois remetem a sua infância e a dos seus antepassados permitindo a troca de experiências entre as gerações.

Sueli Gonçalves Lima de Souza - 10

Anônimo disse...

As cantigas de roda é cada vez mas , considerada uma ferramenta de ação pedagógica e, usada para alfabetizar, resgatar a cultura e ajudar na construção do conhecimento.
É importante que o professor por meio da cantiga de rodas,no conteúdo de história direcione sua ação pedagógica alfabetizadora a uma formação crítica e sensibilizadora ajudando-os, sentir, expressar e pensar a realidade ao seu redor, desenvolvendo capacidades, habilidades e competências.
Criando meios para relacionar a cantiga com a história de um povo, suas culturas, seus costumes, aprendendo a respeitar as diversidades e valores.
Podendo assim, criar situações de comunicação e expressão, desenvolvendo o imaginário e a fantasia no processo de criação, interpretação que as cantigas trazem ao ser humano.
Kelly Regina Sampaio Carneiro Leão - Orientadora :Úrsula - 17

Anônimo disse...

Todos gostam de brincadeiras. E as cantigas são muito importantes, pois pertencem à tradição oral e são transmitidas de geração a geração despertando muito o interesse dos alunos. Há algumas características que elas tem em comum, como a própria letra. Além de boa parte delas ter uma letra simples de memorizar, são recheadas de rimas, repetições e trocadilhos, o que faz da música uma brincadeira. Muitas vezes, por exemplo, falam da vida dos animais e plantas, usando episódios fictícios, que comparam a realidade humana com a realidade destas espécies, fazendo com que a atenção da criança fique presa à história contada pela música, o que estimula sua imaginação e memória.
As cantigas de roda fazem parte da cultura de um local. Através delas conhecemos costumes, a vida das pessoas, festas típicas do local, comidas, brincadeiras, paisagem, flora, fauna, crenças, dentre muitas outras coisas.

Aparecida Maria C. da M. Eduardo - Orientadora Ana Paula Nunes (01)

Anônimo disse...

Trabalhar com a cantiga de roda torna o processo de ensino-aprendizagem prazeroso para o aluno, sem contar que as cantigas resgatam a cultura, além de estarmos utilizando o lúdico. Cantigas de roda coloca o aluno em contato com brincadeiras que ultrapassam o tempo. O aluno pode fazer pesquisas com pais, avós, tios etc sobre as cantigas de roda que fizeram parte de suas vidas resgatando assim uma cultura por muitos esquecidas. A verdade é que infelizmente as crianças das gerações atuais quase não conhecem cantigas de roda. Percebi isso isso na minha turma ao fazer um trabalho sobre o folclore .Na minha escola já trabalhamos com um projeto para resgatar as brincadeiras e cantigas de roda que fazem parte do nosso folclore. Foi muito prazeroso e as crianças gostaram muito. Cleuzeni Lopes Bitencourt, 18

Anônimo disse...

As cantigas são uma forma lúdica e enriquecedora no trabalho em sala de aula,uma vez que esse gênero textual oferece inúmeras maneiras para se trabalhar um conteúdo.
Especificamente em História,podemos usar esse gênero textual ao trabalhar:o folclore, a cultura local, brincadeiras de ontem e de hoje,comidas típicas etc...
Pena que hoje em dia poucas crianças ainda cantam e brincam de roda.

Vera Lucia T.dos Santos -12

Anônimo disse...

As cantigas de roda, além de trabalhar a cultura que prepassa de geração para geração, o folclore, que pode ser trabalhado na disciplina de história de forma prazerosa e lúdica com brincadeiras, desenvolvendo em nossos alunos a oralidade e o desenvolvemneto corporal onde aprendem brincando, auxiliando o processo de aprendizagem e a costrução da identidade e autonomia.
Karina Margareth Alves Bonfim Serafim. 11

Anônimo disse...

Incluir a música no processo de aprendizagem, ou na disciplina de história, é extremamente enriquecedor, a música acalma,favorece a expressão,traz as vivências do aluno para dentro da escola,pode auxiliar na escrita e leitura,exercita a percepção auditiva,ritmica e a oralidade,além de valorizar a cultura e as referências sociais do aluno. A partir daí a escola deve trabalhar, na disciplina de história temas folclóricos, culturais, de diversidade e sociais,um ótimo gancho para enriquecer o aprendizado dos alunos. Eliane Moreno da Silva Penha- Orientadora Camila Rodrigues-02

Unknown disse...

As cantigas de rodas é um instrumento muito rico para ser relacionado com qualquer matéria. Podemos relacioná-las com o folclore brasileiro e com as cantigas trabalhar os costumes, as comidas comprando as brincadeiras passadas com as atuais e seus costumes de outras épocas e de outras regiões.
Fernanda Machado - Norma Sueli: 12

Anônimo disse...

A cantiga de roda, podemos trabalhar o Folclore e os costumes do povo brasileiro. A aula será lúdica e com muita musicalidade. Podemos trabalhar a linha do tempo. Fazer uma pesquisa com os pais, para saber quantos anos eles tinham, quando ouviram as cantigas. E fazer uma comparação das brincadeiras do passado com as brincadeiras do presente.

Anônimo disse...

A cantiga de roda, podemos trabalhar o Folclore e os costumes do povo brasileiro. A aula será lúdica e com muita musicalidade. Podemos trabalhar a linha do tempo. Fazer uma pesquisa com os pais, para saber quantos anos eles tinham, quando ouviram as cantigas. E fazer uma comparação das brincadeiras do passado com as brincadeiras do presente.
Lane Lima. Orientadora Valéria Constancio. código 18
Fiz novamente pois esqueci de me identificar na postagem anterior.

Anônimo disse...

Cantigas de roda são instrumentos valiosos e que os alunos adoram! Podemos usá-las em todas as disciplinas. Em História podemos trabalhar os seguintes temas: valores, pombinha branca (ser educado) a barata diz que tem (não falar mentira); família (Teresinha de Jesus); folclore.
Josilange - 05 (Deçulina)

Anônimo disse...

As cantigas de roda são instrumentos ricos para o resgate da cultura. Hoje não é difícil encontrar crianças que não conhecem as cantigas que embalaram a infância de seus pais e avós.
O resgate das cantigas de roda nas salas de aula pode ser um veiculo que levará os alunos ao conhecimento do passado, pois envolverá a origem da cantiga e a história de um povo. Fazendo também que os alunos sejam parte dessa história.

Marina Alves Vieira Campos - Orientadora: Camila Rodrigues - 02

Anônimo disse...

As crianças ficam atentas a história contada pela música,estimulada imaginação.
As cantigas tem importância para a cultura lical através delas,da se a conhecer costumes crenças,cotidiano das pessoas etc.
Ana Claudia Monteiro 05

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

As cantigas de roda permeiam o universo infantil desde a tenra idade. Toda criança ou adulto já ouviu e sabe cantar pelo menos uma cantiga de roda. Por isso ,é de extrema importância inseri-las no contexto escolar ,viabilizando o acesso à cultura popular e valorizando o conhecimento que o aluno traz consigo como experiência das suas vivências sociais. Nesse sentido, é interessante trabalhar com os alunos as diferentes letras que uma mesma cantiga pode ter dependendo da região onde ela é cantada e do do tempo( eles podem analisar,por exemplo, se seus pais cantavam aquela cantiga do mesmo modo como eles cantam,ou se eram usadas palavras diferentes).Desse modo, o aluno é levado a refletir e perceber que a linguagem evolui e que cada região tem suas peculiaridades e suas diferenças,levando-o a respeitar e valorizar a diversidade.
CRISTIANE TEIXEIRA SILVA- 8

Unknown disse...

As cantigas de roda apresentam no cotidiano escolar uma grande importância ,pois elas trazem primeiramente um resgate uma brincadeira que faz desenvolver diversas áreas Essa brincadeira enriquece a aprendizagem estimulando as potencialidades e habilidades ,sendo motivadora apresentando desafios dependendo de cada cantiga e também estimula as situações de convívio diário e real dos alunos .Através das músicas de cantiga de roda pode~se apresentar situações desafiadoras ,levando à busca de novos saberes ,pois nela a criança pode colocar em prática toda e qualquer bagagem e experiência e assim será estimulado para o desenvolvimento educacional.Nessa brincadeira é estimulado todas as área da psicomotricidade do aluno Solange Soares (código 3)

Anônimo disse...

As cantigas de roda constituem--se numa ferramenta riquíssima na aprendizagem , à medida que estas aproximam o aluno das vivências culturais. Propor as crianças uma pesquisa sobre as cantigas do tempo dos avós, pais e as de hoje. Sara Christian Acione dos Santos -13

Anônimo disse...

Levando-se em conta que o letramento acontece a partir de diversos géneros textuais na qual a cantiga de roda é uma delas. Aplicaria a minha aula cantando a música O trem de ferro Quando sai de Pernambuco Vaibfazendo fuco fuco Até chegar no Ceará porque os conteúdos de história estão inseridos no texto. Também faria atividades de recorte e colagem das comidas típicas do lugar trabalharia árvore genealógica da família através de desenhos e nomes dos familiares pois a letra fala Rebola mãe, pai Rebola filha eu também sou da família também quero rebolar. Enfim assim alcançaria os objetivos propostos que são dar continuidade às hipóteses silabicas estimulando a oralidade, leitura, escrita e compreensão do enunciado.
Sandra Maria orientadora Norma Sueli 12

Val Moura disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Val Moura disse...

As Cantigas de Roda é uma ferramenta muito rica, pois ela estimula a imaginação e fará com que nossas crianças aprendam um pouco mais sobre cultura, costumes etc. A mesma permeia o universo infantil desde muito tempo e por conta disto, poderemos embalar nossas crianças ao conhecimento do passado.
E com isso, elas também irão perceber as diferenças culturais e que cada região tem suas particularidades e diferenças a serem respeitadas.

aluna : Valdineia Moura Muniz da Silva
Coord: Rejane - 13

asafe disse...

As cantigas de roda nos transportam ao passado trazendo a cultura popular e as brincadeiras simples e alegres criadas no meio familiar. Vejo aí uma forma de se trabalhar História a partir do conteúdo: "Como viviam e brincavam as crianças de outros tempos". Como vimos no vídeo a família é convidada a participar deste trabalho e isso é muito bom para a mesma sinta-se parte do processo de aprendizagem da sua criança. As crianças poderão aprender sobre o passado estabelecendo pontes para o presente, estimulando a curiosidade e problematizando as perdas e avanços das suas brincadeiras nos tempos atuais. Rosane de Oliveira - Orientadora Valéria Constâncio 18.

Anônimo disse...

Shirlei Tereza Pereira Nunes Vieira - Orientadora 06
Trabalhar através das cantigas de roda além de ser uma forma lúdica nos traz as expressões culturais,onde podemos utilizar a oralidade popular com encenações,coreografias usando como elemento o nosso vasto FOLCLORE.E fazendo uso de brincadeiras, músicas para desenvolver a alfabetização e o letramento, fazendo o uso da matemática, ciência, história, geografia, dependendo do contexto da cantiga.

Anônimo disse...

As cantigas de roda nos permitem um amplo trabalho em todas as disciplinas. No caso do trabalho em História, como foi falado no vídeo que através do bilhete foi pedida a ajuda dos pais, eu trabalharia a Família e faria um paralelo com as brincadeiras preferidas dos pais e dos alunos, trabalhando assim também o tempo ( passado - pais / presente - filhos) e apresentando aos alunos cantigas e brincadeiras "antigas".
Renata Vivian - Simone 15

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

As cantigas de roda transmitem a cultura, os costumes, as crenças, as brincadeiras, etc de uma localidade. Em si, ensinar cantigas é, também, ensinar história, geografia, folclore, entre outros ensinamentos.
Na maioria das vezes, as cantigas contam histórias fictícias que são assemelhadas a realidade e fazem a criança se prender a história da música e imaginar a situação, o que pode despertar a fantasia e a criatividade.
Câmara Cascudo (2001, p.102), pesquisador no campo de cantigas de roda, afirma que: Essas melodias passam de geração em geração, entoadas pelos adultos ajudam a entreter, embalar e fazer adormecer as crianças. Hoje em dia elas não são tão presentes na realidade infantil como antigamente devido às tecnologias existentes como os computadores, celulares, tablets, entre outras tecnologias. As cantigas geralmente eram usadas para o entretenimento e aprendizado das crianças de todas as idades em locais como colégios, parques, ruas, etc.
O professor pode resgatar essa cultura em sala de aula com alunos da educação infantil e também do 1º ciclo de alfabetização. Pode pedir aos alunos que façam pesquisas de cantigas que os pais costumavam contar quando crianças. Pode-se fazer outras pesquisas como cantigas que costumavam cantar em determinada época ou localidade.

Priscilla Soares - 02

Amanda Nogueira disse...

As cantigas são gêneros orais que passadas de geração em geração, fazem parte do folclore brasileiro. Eram uma forma de brincadeira. A partir daí, podemos trabalhar o contexto brincadeiras do passado e da atualidade, mostrando as semelhanças e diferenças.
Levando as crianças para o pátio, cantando com elas, desenvolvendo noções de ritmo, rima, espacialidade e lateralidade.
Através das cantigas podemos resgatar culturas que foram deixadas no passado ao longo dos anos. Também podemos associar a história com a Língua Portuguesa, através de palavras usadas na cantiga, pedindo para que eles identifiquem as letras que a compõem, as palavras que fazem rimas, fazendo separações silábicas, desenhando os objetos descritos, conceituando grafem/fonema/significado.

Anônimo disse...

TRABALHAR COM AS CANTIGAS DE RODA É INOVADOR E SIGNIFICATIO,AS CANTIGAS DE RODA,PROPORCIONA O CONHECIMENTO DO MUNDO E A VALORIZAÇÃO DAS PESSOAS.
A MÚSICA É .UM MEIO DE EXPRESSÃO E VALORIZAÇÃO,ALÉM DE PROPORCIONAR O BEM ESTAR.A CANTIGA DE RODA PODE SER TRABALHADA EM DIVERSAS DISCIPLINAS,INCLUSIVE HISTÓRIA COM AS DATAS COMEMORATIVAS.
O VALOR DA FAMÍLIA ,A UNIÃO A HISTÓRIA DE CADA FAMÍLIA SÃO TRABALHADAS NAS CANTIGAS DE RODA
COM O TEMA FOLCLORE TAMBEM PODEM SER TRABALHADOS,QUE AJUDAM A ENTENDER A HISTÓRIA DO NOSSO PAÍS.


CAROLINE FELCIO DAS NUPCIAS DE SOUZA
ORIENTADORA VILMA 21

Anônimo disse...

Quando trabalhamos as cantigas, podemos desenvolver a área cognitiva que envolve o aprendizado, a área afetiva relacionada a sensibilidade e emoção, a área social que está relacionada as interações e a área física que trabalha a psicomotricidade. Sendo assim, as cantigas desenvolverão nos alunos habilidades que contribuirão para a aprendizagem dos educandos.
É importante contextualizar e trabalhar de forma interdisciplinar os conteúdos, nesse caso a disciplina de História, resgatando a cultura, valor social brincadeiras, tradições, costumes e o regionalismo de um povo. Valorizar a identidade e fatores históricos sociais dos alunos, famílias e comunidade.

Luíza Santiago Figueira da Silva
Orientadora: Joelma Marinho 08

Anônimo disse...

Isis de Oliveira Silva... Orientadora: Joelma Marinho, cód. 08

Primeiramente devemos conceber a historia em sua síntese para então compreender como a mesma deve ser trabalhada dentro da sala de aula.
A história sempre foi concebida apenas pelo seu teor de passado e que a mesma deve ser contada aos alunos e afins, porém conforme pode-se entender a história se diferencia de um "passado" ao ponto que a história sempre se destina a alguém e também, é ela (a história) quem cria identidades. Posso afirmar então que a história pode ser interpretada como um discurso, onde o passado, que se coloca no senso comum como algo bem distante, é sempre contada no presente às pessoas formando assim, a sua personalidade.
Desta forma, o trabalho com cantigas para se relacionar o conteúdo de história é muito válido tendo em vista que, o aluno traz consigo relações familiares e sociais, vivencias individuais e coletivas, histórias de uma cultura, bem dizer, a sua cultura, enfim, salientar essas manifestações com as cantigas e interpor no ensino de história, coloca a tona o que já estudamos, que o aprendizado só se torna importante e significativo, quando trabalhamos (enquanto docentes) com os aprendizados que o aluno já carrega consigo, levando em consideração que o aluno, através das cantigas consegue interpretar o mundo com um novo gênero (que não deixa de ser), tornando o conhecimento válido e eficaz para o mesmo.

Anônimo disse...

Quando se trabalha com música em sala de aula , as aulas ficam mais divertidas, envolventes e alegres....Como diz o ditado:" Quem canta seus males espanta" . Além de ser uma ótima oportunidade de trabalhar a oralidade de cada criança em fase de alfabetização, que se torna muito importante pois essa criança carrega para toda a sua vivência uma experiência marcante de sua fase escolar. E através das cantigas de roda,convites , receitas culinárias tudo que faz parte da infância dessa criança tem significado e isso há um interesse facilitando assim a aprendizagem.

Nevia Mendonça Machado.
Tutora Inácia N° 07

Anônimo disse...

Trabalhar usando cantigas de rodas, convites e receitas culinárias as atividades tornam-se mais significativas e do interesse da criança, ainda mais se for uma receita ou uma música que essa criança goste muito.... Porque quando se tem interesse há aprendizagem, fica mais fácil aprender aquilo que me interessa ....
E além de trabalhar a oralidade você enquanto professor torna sua aula mais divertida evolvendo contextos sociais e apontando sempre para um letramento coerente.

Elisabete Bastos Xavier

Tutora Sheila Camilo n° 14

Anônimo disse...

As cantigas podem ser inseridas à história trabalhada, onde o professor deverá orientar o aluno a fazer a melhor escolha, como foi mostrado no vídeo, uma atividade bem elaborada onde a família poderá participar desta construção e possibilitará com que cada aluno expresse sua criatividade expondo seus trabalhos e trocando assim experiências vivenciadas dentro e fora de sala de aula.
Rosângela Soares Feitosa Lopes - Orientadora: 18

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

CLAUDIMERE 21
Utilizando o trabalho de alfabetização e letramento com as cantigas de roda, podemos explicar que elas fazem parte da cultura popular e são transmitidas de geração em geração. Com isso, podemos introduzir atividades de conteúdos de história como árvore genealógica e linha do tempo.

Anônimo disse...

As cantigas de roda fazem parte de um gênero textual riquíssimo para o processo de ensino aprendizagem, uma vez que são músicas e são conhecidas por praticamente todos os educandos e seus responsáveis.Com essas cantigas pode ser trabalhado a valorização da cultura popular juntamente com os valores que podem ser agregados a muitas dessas músicas. Além disso, pode ser trabalhado com pesquisas sobre as cantigas que os educandos já conhecem e as que eram cantadas por seus responsáveis quando crianças também, pois assim, os alunos perceberão que as cantigas são músicas populares passadas de gerações em gerações
Alessandra Almeida S. Sena - 21 (Vilma)

Anônimo disse...

As cantigas de roda desenvolvem na criança o prazer de estudar.
As cirandas permitem que os alunos prestem atenção e fiquem concentrados na história contada pela música, levando à criatividade e imaginação do educando.
Através das cantigas de roda pode-se trabalhar conteúdos interdiciplinares como por exemplo a disciplina de história, explorar a cultura de um local, suas crenças e costumes...contribuindo para formar o folclore de um determinado local.
Angela Maria Gomes - Orientadora de estudo: Joelma Marinho( código 08)

Gisele disse...

Para relacionar as cantigas apresentadas com o conteúdo de História proporia uma complementação deste projeto com fatos históricos dos familiares tendo por base experiências com cantigas de sua infância.
Exploraria a musicalidade das cantigas por expressões corporarais, banco de palavras e representações ou dramatizações e outros .
Faríamos roda de leitura expondo as cantigas selecionadas com o relato fas famílias.

Gisele disse...

Gisele Moreira. 12

Unknown disse...

A partir do que foi estudado através do vídeo e da leitura foi entendido que as cantigas podem ser importantes para a apresentação do conteúdo de historia. Onde seria possível a leitura da cantiga junto as alunos, logo, a exposição da origem desta cantiga com: ano aproximado da sua criação, povo que a criou, personagem, etc. Conteúdo influencia de outros povos na cultura brasileira. Thaiza Mozer Gois dos Santos. Orientadora: Vilma Amaral(21)

AMANDA PAULO BARROS disse...

O dia da consciência negra está perto, com a cantiga "Pai Francisco", podemos trabalhar sobre os preconceitos que a sociedade tinha sobre o samba, rodas de capoeira, feijoada, entre outras manifestações da cultura negra, desmistificando, ou seja, contando a provável história relatada pela cantiga, que, pai Francisco, era negro, provavelmente, pai de santo, que a noite ele foi a roda de samba com seu violão (o que era considerado, na época, um ato de malandragem, vagabundo se não promiscuo) e que o delegado o prendeu, dentro da prisão foi espancado, deixando alguns de seus ossos quebrados, o que o deixou "desengonçado". As cantigas nos retratam eventos e comportamentos que foram vividos pela sociedade em algum período do passado, com planejamento e estudo da cantiga popular, que será trabalhada, a aula pode ser prazerosa e gratificante, para o professor e principalmente para os alunos. Amanda Paulo Barros. Cód.:19

Anônimo disse...

É possível perceber a música como suporte para a aquisição de conhecimentos gerais,para a formação de hábitos e atitudes, disciplina, rotina e comemorações. As cantigas de roda contém símbolos, letras, poesia, movimentos que proporcionam a criança experimentar o seu corpo e a linguagem, para adquirir conhecimento, desenvolvendo o raciocínio e a memória. Dessa maneira fica mais fácil explorar os conteúdos de história, buscando resgatar a cultura de um povo.

Anônimo disse...

Texto acima. Aluna Claudia 01

Unknown disse...

As cantigas de roda e´um excelente material que deve ser oferecido a criança durante o processo de alfabetização.Quando ela lê palavras que ela já conhece,se sente mais motivada,através das letras das cantigas,essas palavras passam a fazer parte do seu cotidiano.
As cantigas de roda terá relação com os conteúdos de História, se essa for capaz de levar o aluno a construir,reconstruir,levando-o a refletir sobre a cultura a qual está inserido, observando suas mudanças.Através das cantigas de roda,pode-se explorar acultura do passado,quando trabalhamos com cantigas de roda, estamos utilizando o lúdico,o concreto,as brincadeiras que fazem parte da sua história, de seus pais e avós. Median Nobre da Camara-Orientadora:Cirlea,Código:03

Anônimo disse...

Maria Stella
Orientadora: Geise - 06

As cantigas de roda, com certeza, é uma herança cultural popular que desperta no educando a socialização e valorização do passado, além de estimular diferentes áreas do conhecimento através da leitura e da memorização e a criatividade de cada um.
Como confecção de livros, pequenas peças teatrais "o cravo e a rosa" o educando enriquece seu vocabulário, cria e recria novas palavras e sua imaginação não tem fronteiras.
Podendo ser assim, uma atividade prazerosa para a criança, pois nos transmite valores e conhecimentos culturais de um povo através de brincadeiras e músicas. O educando também conhece e reconhece lendas e histórias populares. É um conhecimento de mundo.

Anônimo disse...

As cantigas hoje conhecidas no Brasil têm origem européia, mais especificamente de Portugal e Espanha. Não é notável, porém, esta origem, pois as mesmas já se adaptaram tanto ao folclore brasileiro que são o retrato do país.
As cantigas de roda são de extrema importância para a cultura de um local. Através dela dá-se a conhecer costumes, cotidiano das pessoas, festas típicas do local, comidas, brincadeiras, paisagem, flora, fauna, crenças, dentre muitas outras coisas; logo abre-se um leque de variedades para abrangermos algumas aulas de história. O folclore de determinado local vai sendo construído aos poucos através não só de cantigas de roda, mas também de histórias populares contadas oralmente, cantigas de ninar, lendas, etc.
Orientador: Ubirajara código- 16

Anônimo disse...

Através das cantigas de roda relatam fatos e acontecimentos que um dia marcaram uma história de vivências em povo com seus costumes e manifestações.Transformando em letras de músicas ou seja cantigas , dessa maneira é fácil explorar os conteúdos de história , buscando resgatar a cultura do povo no qual fazemos parte de sua história com um aprendizado de leitura e escrita através do tempo. Eliane Rosa 14

Unknown disse...

Olá querida!!!
As cantigas de roda além de ser uma ferramenta enriquecedora no processo de alfabetização, podemos usar como um resgate cultural dos costumes e tradições trazido ou não pelos próprios alunos.

Unknown disse...

Olá querida!!!!
A participação dos pais sempre será uma ferramenta fundamental no processo de ensino e aprendizagem dos alunos e quando conseguimos esse parceria, na maioria das vezes o desenvolvimento do aluno se torna surpreendente. E ao envolver os pais, resgatamos as tradições e as culturas que cada um traz consigo enriquecendo ainda mais a aula.

Unknown disse...

Eu enfatizaria pesquisas com vídeos, fotos, entrevista dos alunos com seus responsáveis e construção de uma linha do tempo com noções de fatos que contribuíram para a mudança de brincadeiras através de determinado espaço de tempo, servindo para exemplificar outras mudanças históricas (Vestimentas, transportes, construções, entre outras). A história não é prisioneira do tempo cronológico. Às vezes, o historiador é obrigado a ir e voltar no tempo. Ele volta para compreender as origens de uma determinada situação estudada e segue adiante ao explicar os seus resultados.
Sem dúvidas, a cantiga de roda é mais um gênero textual que enriquece o trabalho em sala de aula. Possibilitando a leitura, a escrita e a produção textual, além de recuperar com familiares, amigos e vizinhos o passado vivenciado com essa atividade, num tempo muito diferente do atual, com tantos recursos tecnológicos, que acabam individualizando o entretenimento infantil.
Sabemos que ao longo da Historia, esse passatempo transmitiu histórias, lendas, cultura, o vínculo afetivo entre gerações, movimentos entre o próprio corpo e a socialização com o grupo.
Perceber que a combinação de determinadas letras resulta em cada uma das palavras do refrão de uma cantiga conhecida é muito mais gostoso e interessante do que aprender a ler e escrever palavras isoladas. Aumenta a capacidade de compreensão da criança que, assim, tem mais possibilidades de interpretar e conhecer o mundo em que vive.
José Fernandes Junior - 01

«Mais antigas ‹Antigas   1 – 200 de 384   Recentes› Mais recentes»