Apresentação

ESTUDANDO A DISTÂNCIA NO PNAIC BELFORD ROXO




Você cursista do PNAIC Belford Roxo , em 2015, terá parte do seu curso na modalidade a distância. Alguns já têm essa experiência, para outros será a primeira.

Nosso curso seguirá o modelo dos cursos desenvolvidos pelo Projeto Conecta Bel de Formação Continuada para professores, mantido pela Subsecretaria Pedagógica de Planejamento.

Aqui você retomará os cadernos 5 e 6 do primeiro ano que estão diponíveis na aba "CADERNOS DE ESTUDO".

É muito fácil participar das aulas. No mês de outubro você deverá fazer as aulas 1 e 2 e em novembro as aulas 3 e 4.

Em cada aula haverá um texto para ler, um vídeo para assistir e uma atividade para ser respondida que será avaliada pelos Orientadores de Estudo do Pacto. 

Cada aula equivale a 5 horas e contam para a carga horária final. 


Mas, antes de começar a responder, você precisa se increver no curso a distância através do seguinte link http://goo.gl/forms/LI5uwlocaj 

Assim que se inscrever já pode começar a participar, mas atente para as seguintes instruções:


1) Cada Orientador de Estudo receberá um código numérico, conforme tabela abaixo:

Código Numérico
Orientador de estudo
 01
ANA PAULA NUNES DA SILVA
    02
CAMILA RODRIGUES DA SILVA
   03
CIRLEA DE SOUZA COSTA
    04
CIRLENE DA SILVA AGUIAR
        05
DEÇULINA DA CONCEIÇÃO PEREIRA DE ASSIS SANTOS
        06
GEISE WYTERLIN DO NASCIMENTO
        07
INÁCIA STELA DA SILVA
        08
JOELMA MARINHO
        09
MARCO ANTONIO GOVÊA
    10
MICHELE DE SOUZA SILVEIRA
.    11
MONICA ALMEIDA
    12
NORMA SUELI PRAXEDES
    13
REJANE JORGE
   14
SHEILA VAZ TEIXEIRA CAMILLO
    15
SIMONE RAMOS DA SILVA
    16
UBIRAJARA DE SOUZA CUNHA
 17
URSULA PINTO LOPES DE FARIAS
 18
VALÉRIA CONSTÃNCIO DA SILVA DE ALMEIDA
 19
VANILDA DOS SANTOS
  20
VERA LUCIA LIMA
  21
VILMA MORAIS DO AMARAL

2) Quando você responder a questão no espaço de publicação da página, deverá escrever o seu nome e colocar do lado o código de seu orientador de estudo, para que os Orientadores façam o controle de quem respondeu as atividades. Exemplo : MARIA 21. Ou seja, Maria é cursita de Vilma.

3)Para comentar no Blog você deve escrever no espaço destinado e escolher se quer publicar com  uma conta de Gmail ou como anônimo. Quem não tem conta de Gmail deve responder como "Anônimo" , pois há essa opção para escolher. Escreva o texto, clique na opção "Visualizar" e depois que conferir a resposta clique em "Publicar".

Qualquer dúvida entre em contato com os Orientadores de Estudo.

12 comentários:

Anônimo disse...

Achei um pouco complicado, pois não estou acostumada...

Van Lima disse...

Está parecendo uma pós a distância... mas lá vou eu!!! Rsrs

Unknown disse...

No começo o estranhamento é normal, mas você vai acabar pegando o jeito.

Unknown disse...

Bem vinda Van !!!

Unknown disse...

Não entendi muito

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Segundo o vídeo Magda Soares , a mudança mais visível nos livros de alfabetização e letramento diz respeito à presença de uma diversidade textual, que se registra também nos livros recomendados.No geral, os livros trazem textos representativos de gêneros tão variados como bilhete, instrução de jogo,poesia, conto de fadas, reportagem, receita, verbete de enciclopédia, trava-línguas, cartaz publicitário, notícia de jornal, etc. Neste sentido, constata-se uma diferença gritante em relação às cartilhas tradicionais, que, quando apresentavam textos diferentes daqueles classificáveis como pseudotextos, o faziam nas últimas lições, depois que os , supostamente, já haviam memorizando todas as correspondências som / grafia. Assim podemos observar a presença de textos longos em atividade em que o professor deve ler o texto para os alunos,assim como a presença de textos mais curtos de diferentes gêneros- parlendas, trava-línguas, cantigas, poemas, entre outros, em atividade que solicitam que o aluno leia sozinho ou com ajuda.

O trabalho de produção de textos tem contemplado uma diversidade de gêneros e situações sendo mais explicitadas embora aspecto mais presente seja a delimitação, nos enunciados, do gênero ( carta, história, poesia, etc ) que o aluno irá produzir.

O processo de alfabetização e letramento tende a não ser entendido, meramente como o ensino para a codificação e a decodificação. Coloca-se. então, cada vez mais, a necessidade de os alunos serem envolvidos em situações concretas de leitura e de produção de textos.
Cláudia Valéria Sant"Ana de Nigre - 21

© 2015 Microsoft Termos Privacidade e cookies Desenvolvedores Português (Brasil)

Anônimo disse...

Esse espaço de estudo é importantíssimo. Euriceles - 11

Anônimo disse...

O uso de diferentes gêneros textuais na alfabetização é um instrumento de aprendizagem significativo. Quando o professor proporciona aos seus alunos o convívio com os mesmos, está através de atividades diversas, permitindo que o estudante: perceba a estrutura dos textos; analise os detalhes da linguagem oral e escrita e reflita sobre a língua.
Agindo assim, estará respeitando os direitos de aprendizagem da criança, pois o discente vai se apropriar da linguagem e despertar para a necessidade de comunicação. A criança traz uma bagagem de conhecimentos para a escola que deve dar continuidade ao processo de apreensão do letramento (prática da leitura e escrita). O aluno passa a ver a importância de trabalhar com textos como algo significativo, estimulando assim a autoria, a escrita livre, além da consciência fonológica que fará com que esse discente avance no processo de alfabetização e letramento.
A participação da criança em diversas práticas sociais envolvendo a leitura e escrita deve ser vista com compromisso para que as diversas habilidades e competências exigidas em nossa sociedade sejam bem desenvolvidas. São muitas as vantagens de utilizar os diferentes gêneros textuais na alfabetização como processo de letramento. Adriana Amaral do Nascimento Santos- 17

Unknown disse...

Acho importante esse contato com as novas tecnologias na busca pelo conhecimento!

Unknown disse...

Prezada Claudia, este não é o espaço para responder a questão da aula 1. Por favor, clique na aba "Aula 1" e publique a sua resposta.
Atenciosamente,
Equipe Conecta Bel.

Unknown disse...

Prezada Adriana Amaral do Nascimento,
este não é o espaço para responder a questão da aula 1. Por favor, clique na aba "Aula 1" e publique a sua resposta.
Atenciosamente,
Equipe Conecta Bel.